O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, decretou nesta segunda-feira (20) luto oficial de três dias no município em respeito às vítimas da Covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a doença causada pelo coronavírus Sars-CoV-2 ceifou 105 vidas na cidade.
Mendanha pediu que líderes religiosos e a população orem pelas vítimas, familiares e doentes. “Estamos todos consternados e tristes com essas perdas. Sentimos muito pesar por esses falecimentos. Por isso, decretamos esse luto oficial na cidade, em memórias às vítimas e seus familiares neste momento de perda”, afirmou o prefeito.
O primeiro óbito por Covid-19 em Aparecida de Goiânia foi em 12 de abril. Foram 96 dias para que o município atingisse a 100ª vítima da doença, em 17 de julho.
A cidade segue uma matriz de risco para determinar o grau de flexibilização da abertura comercial. A medida que o crescimento dos casos e a ocupação de leitos caem, as liberações são maiores. Se houver uma subida e altas taxas de ocupação, há mais restrições. Atualmente, Aparecida está no risco amarelo, o segundo mais brando, que obriga o fechamento do comércio uma vez de segunda a sexta-feira e no domingo.
Leia mais sobre: Coronavírus em Aparecida / Aparecida de Goiânia / Destaque 2