A cidade de Aparecida de Goiânia inicia no próximo domingo (5) a aplicação de novas regras do isolamento social intermitente. Haverá mudanças no escalonamento regional das macrozonas instituídas no município. A cidade foi dividida em 10 áreas, em que fecha duas vezes de segunda a sexta-feira e a cidade inteira fecha aos sábados, a partir das 13 horas, e aos domingos o dia todo. A medida tem como objetivo reduzir o fluxo de pessoas nas ruas e conter o avanço da transmissão do coronavírus na cidade.
Quatro cenários de risco foram planejados, cenários – verde, amarelo, laranja e vermelho – e por macrozonas. Aparecida está no cenário laranja, ou seja, considerado de risco alto de transmissão da Covid-19. Nos últimos dias, a taxa de ocupação de leitos de UTIs públicas ficou próximo de 60% e os leitos privados em 100%.
Entre segunda e sexta, fecham-se até supermercados, padarias e postos de combustíveis nos dias correspondente ao fechamento da macrozona. Caso a situação se agrave, no cenário vermelho, considera-se 14 dias (2 semanas), onde a cidade tem o comércio fechado regionalmente por 10 dias, ficando apenas 4 dias abertos, de modo intercalado.
“Se observarmos os dias que vamos permanecer fechados, ele é muito semelhante ao proposto pela Universidade Federal de Goiás e pelo Governo do Estado. De acordo com o modelo da UFG é proposto o comércio se manter 14 dias aberto e 14 dias fechado. Se observar o cenário de Aparecida nos próximos 28 dias, nós vamos ficar durante a semana três dias e meio com o comércio aberto e três dias e meio fechado, ou seja, com 14 dias o total de sete dias com o comércio aberto e sete dias fechado”, explicou o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.
As decisões foram tomadas pelo Comitê de Enfrentamento ao coronavírus de Aparecida, com base em nota técnica da Secretaria de Saúde de Aparecida.
Exceções
Com o escalonamento regional no cenário laranja as exceções, somente para os sábados, a partir das 13h e aos domingos são: supermercados, farmácias, padarias, postos de combustíveis e delivery de alimentos.