Além da política, entre as muitas paixões da ex-deputada federal e ex-primeira-dama de Goiás, Iris de Araújo estava o gosto pela gastronomia e por mais de uma década manteve um programa de culinária no ar. “Cozinhando com Dona Iris” passou por três emissoras diferentes mas foi na TV Serra Dourada que chegou a liderar a audiência local.
Já se passaram mais de quatro anos quando, nas manhãs de sábado em 2018, Iris de Araújo liderava a audiência com o programa. Em um registro local, a produção chegou a bater 7.12 pontos no Ibope contra 4.61 do segundo colocado. Os assuntos variados e a miscelânea de receitas faziam do programa uma tentativa que mirava a global Ana Maria Braga.
Algumas edições do programa estão disponíveis até hoje no Youtube, como a clássica edição que recebeu o então deputado federal Clodovil Hernandez, em 2007. Polêmico, o bate-papo girou em torno da família, expectativas de carreira, vivências, e claro, política. O prato principal? Um arroz com jiló feito “do jeito certo”.
Além do estilista, dona Iris recebeu convidados de robustez política e emblemáticos a ex-ministra chefe das Relações Institucionais do governo Dilma Roussef, Ideli Salvati, ex-senadores como Ney Suassuna e Heloisa Helena, além de centenas de chefs de cozinha e cozinheiros de renome.
A ex-deputada federal e ex-primeira-dama de Goiânia e Goiás, dona Íris de Araújo Rezende Machado, aos 79 anos, não resistiu à complicações de uma cirurgia no pulmão, no Hospital Albert Einstein, em Goiânia, nesta terça-feira (21/02). O boletim assinado pela equipe médica foi divulgado a tarde confirmando o óbito às 15h25. Lideranças políticas manifestaram comoção.