Conforme levantamento da pesquisa Serpes/O Popular divulgada neste domingo (26), o senador Ronaldo Caiado (DEM) segue na liderança isolada na corrida pelo governo de Goiás, com 40,3% das intenções e voto. Assim como na pesquisa anterior, o governador José Eliton (PSDB) e o deputado federal Daniel Vilela (MDB) continuam em empate técnico com 10,1% e 9,2%, respectivamente.
O cenário é muito semelhante ao apontado pela terceira rodada da pesquisa, realizada após as convenções partidárias. Agora, poucos dias antes do início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, que começa na próxima sexta-feira (31), a expectativa dos adversários de Caiado é de que o quadro mude.
Na pesquisa mais recente, Kátia Maria (PT) aparece com 2,7%, seguida do candidato do PSOL, Weslei Garcia, com 2,1%. Alda Lúcia do PCO aparece com 1,4% das intenções de voto, no entanto, na semana passada, após o registro da pesquisa, ela desistiu da candidatura e será substituída por Alessandro Aquino na disputa. Marcelo Lira (PCB) é o último colocado, com 1,1%.
Segundo a pesquisa, 16,9% dos eleitores se disseram indecisos e 16,1% afirmaram que vão anular ou não votarão no dia 7 de outubro. Estes dados são da pesquisa estimulada, em que uma cartela com os nomes dos sete candidatos é apresentada ao eleitor.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, em que o eleitor é questionado sobre a intenção de voto sem que seja apresentada uma cartela com os nomes dos candidatos, Ronaldo Caiado (DEM) aparece com 19,1%. José Eliton foi citado por 4,2% dos eleitores e Daniel Vilela (MDB) por 1,9%. Kátia Maria (PT) tem 1,1%, Alda Lúcia (PCO) e Weslei Garcia (PSOL), 0,6%, e Marcelo Lira (PCB), 0,2%.
O índice de indecisos caiu, mas segue alto, 60,2% dos eleitores dizem não saber em quem votar. Na rodada anterior, eram 64,9%. 12% dos entrevistados disseram que vão anular o voto ou não votarão.
Rejeição
Pela primeira vez em quatro rodadas, o governador José Eliton (PSDB) aparece na liderança do ranking de rejeição na disputa ao governo de Goiás. Questionados sobre qual candidato não votariam de jeito algum nas eleições de 2018, em lista de sete nomes que concorrem ao Palácio das Esmeraldas, 19,1% dos eleitores apontaram o tucano.
O senador Ronaldo Caiado (DEM) que aparecia como o mais rejeitado na outras rodadas, agora aparece com 16,6%. 15,7% dos eleitores não votariam na candidata do PT, professora Kátia Maria e 14,1% demonstram resistência a Daniel Vilela (MDB)
Os professores Weslei Garcia (PSOL), Marcelo Lira (PCB) e Alda Lúcia (PCO) são os menos rejeitados, com 12,6%, 10,5% e 10,4%, respectivamente.
Os número indicam que, à exceção de Eliton, todos os candidatos registraram queda ou oscilação negativa nos índices de rejeição.
47,2% dos eleitores afirmam não rejeitar nenhum dos candidatos ao governo. Outros 6,1% afirmam não saber.
Metodologia
A pesquisa Serpes/O Popular foi realizada entre os dias 21 e 25 de agosto, registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo BR-02177/2018 e no Tribunal Regional Eleitoral GO-09830/2018, ambos no dia 20 de agosto de 2018. A pesquisa ouviu 801 eleitores, a margem de erro é de 3,5 ponto porcentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
Leia mais:
Ibope repete Serpes: Eliton e Daniel empatados no segundo lugar; Caiado mantém liderança
Senado: pesquisa Serpes/O Popular aponta mais de 70% dos eleitores indecisos
Pesquisa Serpes/O Popular: Caiado lidera; Eliton e Daniel empatados