A prefeitura de Anápolis autorizou o funcionamento do comércio e das demais atividades econômicas consideradas não essenciais neste fim de semana e também no próximo. Portanto, os estabelecimentos podem abrir neste sábado (24) e domingo (25), além dos dias 1º e 2 de maio.
Segundo a prefeitura, a medida foi tomada para “impulsionar a economia”. A abertura ocorre das 9h às 16h para o comércio em geral e das 12h às 20h para os shoppings.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Júlio César Spíndola, os dados epidemiológicos e de ocupação de leitos hospitalares apontam redução tanto de casos confirmados, quanto de internações, o que permite ao município liberar esse funcionamento, respeitando os protocolos de prevenção da Covid-19, para auxiliar os setores mais afetados economicamente pela pandemia.
Anápolis segue uma matriz de risco com três cenários. Atualmente, este mecanismo aponta risco moderado de colapso com 56% dos leitos de UTI da rede hospitalar do município ocupados. Abaixo de 50%, a cidade retorna ao risco leve, ampliando a flexibilização. Acima de 90%, é instituído o fechamento total previsto no risco crítico.
Pelas regras em vigor do cenário moderado, bares e restaurantes funcionam aos fins de semana. Todavia, comércio em geral e shoppings não podiam abrir.
Spíndola ressaltou que haverá fiscais para garantir o cumprimento das normas sanitárias. “Importante lembrar que a fiscalização será mantida e que a Prefeitura aposta na colaboração de todos para este equilíbrio entre a saúde e o comércio. Por isso, mantenha o distanciamento social e os hábitos de higiene para evitar a contaminação”, orienta o secretário.
Leia mais sobre: coronavírus em Anápolis / Anápolis / Destaque 2