A prefeitura de Anápolis vai permitir, a partir de 1º de outubro, a realização de eventos com até 80 pessoas. Uma nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), publicada neste domingo (20), estabeleceu regras para a retomada. A liberação vale para a matriz de risco leve, quando a cidade tem até 70% dos leitos de UTI municipais ocupados. Hoje, esta taxa está em 32%.
Pelo texto, qualquer evento, de natureza pública ou privada, deve ser notificado à autoridade sanitária com pelo menos 15 dias de antecedência. A realização depende do aval da pasta. O limite de pessoas será definido de acordo com o espaço disponível. A permissão é para uma pessoa a cada 12 metros quadrados, com número máximo de 80 pessoas.
Os promotores de eventos devem garantir a aferição de temperatura de todos os convidados. Os que apresentarem quadro febril não poderão entrar. O uso de máscara e o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas é obrigatório.
Os eventos só poderão ser realizados em locais registrados e licenciados, bem como os serviços contratados devem seguir esta norma. Há a recomendação para que o evento seja feito em local aberto ou com circulação adequada de ar, além da higienização de aparelhos de climatização.
Os contratantes e contratados ficam responsáveis legalmente em caso de descumprimento das normas estabelecidas pela nota técnica.
A Semusa também esclareceu que boates, clubes de recreação, casas de espetáculo, cinemas, teatros e outros estabelecimentos com bilheteria ainda estão proibidos.
Leia mais sobre: coronavírus em Anápolis / Cidades / Destaque 3