Anápolis vai permitir a realização de eventos com capacidade para até 1 mil pessoas a partir desta sexta-feira (1). A liberação consta em decreto publicado nesta quinta-feira (30) pela prefeitura.
Estão permitidos os eventos públicos e privados com essa limitação. Aqueles que forem receber mais que 1 mil pessoas dependem de autorização prévia da Vigilância Sanitária. A solicitação deve ser feita com, no mínimo, 30 dias de antecedência.
A prefeitura justifica o abrandamento das normas pelo avanço da vacinação e a queda no número de casos. Com baixa expressiva nas internações, Anápolis não tem mais hospitalizados por covid na rede municipal e desativou os leitos mantidos pelo município para este fim.
Mais flexibilizações em Anápolis
Também foi liberada a presença de público nos estádios para jogos de futebol e demais competições esportivas. As praças poderão receber até 50% da capacidade, num percentual superior a Goiânia, que permite atualmente 30%.
A regra vale tanto para eventos esportivos profissionais quanto para os amadores. Neste fim de semana, a Anapolina estreia na Divisão de Acesso do Goianão e poderá, portanto, ter torcida.
Estão mantidas as exigências de uso de máscara, disponibilização de álcool em gel e distanciamento.
Protocolo para a educação
O novo protocolo mantém as aulas em formato híbrido nas redes pública e privada do município, mas revoga a exigência de capacidade máxima de 50% de alunos por sala e reduz de 1,5 metro para 1 metro o distanciamento obrigatório para o ensino presencial.
Com as alterações, Anápolis deixa de adotar a matriz de risco. Essa medida estava em vigor desde 21 de janeiro de 2021. A partir de agora, segundo a prefeitura, começa-se a definir um modelo para retornar gradualmente ao cenário pré-pandemia.
Leia mais sobre: coronavírus em Anápolis / Anápolis