Foi lançado oficialmente nesta terça-feira (5), pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), o projeto denominado Amigo Verde. O objetivo é estabelecer parcerias entre o Poder Público Municipal e entidades sociais, empresas privadas ou pessoas físicas para os fins de implantação, reforma, manutenção ou melhoria urbana, paisagística e ambiental dos Parques Naturais Urbanos, por meio da adoção voluntária.
Empresas que desejarem participar do projeto, poderão se inscrever junto à AMMA e informar qual parque que pretende ajudar a manter. A contrapartida será a instalação de placas de publicidade com o nome das empresas. O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), valoriza a participação popular.
“Eu senti muito cedo que o poder público isolado pode pouco. Então já no meu primeiro mandato nos anos 1960 eu instituí o Mutirão. Desde aquela época há a integração da população com a prefeitura na solução de um problema. Eu tenho clamado todos os dias a participação da população. Se Goiânia hoje é uma cidade limpa é devido a ajuda da população”, declarou o prefeito Iris.
O presidente da AMMA, Gilberto Marques Neto, explicou que há parceiros interessados em executar o projeto em conjunto com a prefeitura.
“Nós já temos empresas interessadas com os parques, primeiro os mais nobres e mais requisitados. Dois shoppings já se manifestaram, o Parque do Goiânia 2, por exemplo, nós temos uma grande indústria que pretende cuidar do parque, A população será beneficiada com parques melhores, cartões postais, a partir da participação da iniciativa privada”, afirmou.
Selo Verde
Já o Selo Verde, também apresentado pela AMMA, visa garantir a certificação em sustentabilidade ambiental das empresas que realizarem ações socioambientais, seja na execução de projetos técnicos ou propostas de conservação, recuperação e promoção da qualidade do meio ambiente no município de Goiânia.
Os projetos técnicos ou propostas apresentados serão classificados nas seguintes áreas temáticas: água, emissão de gases do efeito estufa, resíduos sólidos, educação ambiental, energia limpa.
Cada tema terá uma pontuação, pela qual será emitido o Selo Verde, que tem quatro categorias: Selo Ouro (40 pontos), Selo Prata (30 pontos), Selo Bronze (20 pontos) e Selo Boas Práticas (10 pontos).