A 2ª edição da ‘Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana‘ se encerrou no último sábado (2), consolidando Goiás no cenário da moda nacional e, além disso, revelou novos talentos goianos durante o concurso de estilistas, promovido pelo Sebrae Goiás em parceira com universidades e outras empresas. O desfile dos estilistas foi realizado no encerramento com estampas com personalidade e ousadia e o uso de tecnologia imprimiram tendências na passarela.
Com uma plateia vibrante, o concurso deste ano destacou três talentos: Project_Afromush (UEG), Zazup (UFG) e Tempo e Espaço (UFG). Todos vencedores vão participar da próxima edição da São Paulo Fashion Week, o maior evento de moda do Brasil e o mais importante da América Latina, além de um treinamento de moda e empreendedorismo do Sebrae Goiás.
O concurso na Amarê Fashion recebeu a inscrição de 49 estilistas estudantes para a seletiva, oriundos das quatro instituições parcerias no concurso: Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e Estácio de Goiás. Dois parceiros também foram essenciais: o movimento Sou de Algodão, que doou tecidos, e a Cia do Couro, que emprestou calçados.
Ao todo, dez estilistas foram selecionados para desfilar suas peças confeccionadas a partir dos critérios de adequação às normas técnicas do projeto; coerência e adequação da proposta ao tema/conceito do concurso; criatividade dos looks propostos; coesão da coleção-cápsula como um todo; e contemporaneidade e apelo dos looks apresentados, identificados em suas respectivas fichas técnicas.
A banca final dos trabalhos foi formada por profissionais renomados no Brasil: os estilistas Naya Violeta, Theo Alexandre e Isa Silva; o designer de moda Raphael Aquino; a professora universitária de desenho de moda e artista visual Cacilda Vitória; e a gerente do Clube de Costura, Rogélia Pinheiro.
De acordo com a coordenadora do Concurso Estilistas 2023, a analista do Sebrae Goiás Ivana Xavier, o objetivo da competição é descobrir novos talentos e oferecer aos estudantes de moda ou design a oportunidade de criar coleções conceituais. “O Sebrae tem um papel fundamental para estimular o empreendedorismo inovador, e estamos investindo na formação de novos talentos para que esses estudantes possam investir em um futuro promissor no mercado da moda goiana, ganhar visibilidade e ter a chance de reconhecimento não só no estado, mas no país”, destacou.
O estudante da UEG João Henrique de Oliveira se destacou com o Protect_Afromush utilizando cores marcantes e projetando luz de led nos looks das modelos. “Estou muito feliz por ter conseguido conquistar essa premiação, isso demonstra que estou conseguindo seguir no caminho que sonho, projetar nosso estado e nossa moda no país. Dividi a passarela com colegas de muito talento, aqui estava cheio de pessoas incríveis”, disse.
As jovens Lays Rosa e Rayane Aparecida, da Zazup (UFG), foram ovacionadas pelo público, elas estamparam a própria identidade afro-brasileira durante o desfile. “Fiquei muito feliz porque conseguimos conquistar o prêmio imprimindo nossa identidade e acreditamos que aqui também é nosso espaço”, afirma.
Tempo e Espaço, temática escolhida pelo estilista Deusivan Martins de Araújo (UFG), mostrou a tendência para homens com três modelos em roupas que esbanjaram ousadia, cores e leveza. “Para mim isso aqui é mais do que sonhei, quero agradecer muito ao Sebrae por possibilitar a revelação de profissionais com talento para a moda autoral”, destaca.
A estimativa é de que 10 mil pessoas passaram pela Amarê Fashion entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro. A Semana da Moda de Goiás aconteceu no Centro Cultural Oscar Niemeyer e contou, ainda, com rodas de conversas, rodadas de negócios, desfiles e shows.