Cidades

Alta da Covid-19 em Goiás força Governo a ampliar leitos para atendimento

Os novos casos de Covid-19 registrados ao longo dos últimos dias em Goiás, forçou o Governo, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO) a ampliar em 101 leitos na rede estadual para atendimento a pacientes com Covid-19 – são 66 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 35 na enfermaria. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (06/06).

Com a mudança de perfil de leitos gerais para suportes específicos para pacientes com Covid-19 e a abertura de novos, o Estado passará a oferecer 176 leitos destinados ao enfrentamento da doença – sendo 116 leitos de UTI e 60 de enfermaria. Os novos leitos serão implantados nos próximos dias.

A ampliação é uma estratégia da SES-GO diante do atual cenário epidemiológico, com alta sazonal do número de casos da Covid-19, influenciada pelo clima frio, e também pelo aumento do número de solicitações de internações para casos suspeitos da doença, que necessitam de isolamento. Serão 20 novas vagas de UTI Covid em unidades da rede estadual em Itumbiara, 20 em Uruaçu, 16 em Goiânia e 10 em Nerópolis. Já os leitos de enfermaria para o tratamento da doença terão acréscimo de 15 novas vagas em Nerópolis, 10 em Goiânia e 10 em Uruaçu. 

“Antes, tínhamos ao todo 244 leitos de UTI somente em três cidades, Goiânia, Aparecida e Anápolis. Hoje, nossa rede de hospitais, acrescidos dos convênios, nos dão leitos de UTI em 23 municípios goianos”, ressalta o governador Ronaldo Caiado sobre o processo de regionalização da saúde no Estado. Atualmente, a rede estadual de saúde possui 2.360 leitos de enfermaria e 885 leitos de UTI ativos, que somam 3.245 vagas para internação.

“Desde o início da pandemia, o Governo de Goiás priorizou a instalação de leitos em hospitais de alvenaria, com estruturas fixas, que permanecem ativos e podem ter perfil modificado novamente para pacientes com Covid-19, caso se constate essa necessidade”, explica o secretário de Estado da Saúde, Sandro Rodrigues.

A SES-GO mantém vigilância contínua em relação ao número de solicitações de internações para casos suspeitos de Covid-19, que necessitam de leitos específicos de isolamento, e avalia o cenário para as tomadas de decisão. 

Leitos pediátricos

De acordo com a SES-GO, a reestruturação da rede estadual de leitos pediátricos para leitos de isolamento está em curso. Assim, esses leitos estarão adequados para receber tanto os pacientes gerais, quanto aqueles casos que necessitem de isolamento. A pasta esclarece que muitos pedidos recebidos no Complexo Regulador Estadual (CRE) relativos à Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) são cancelados após resultados de exame negativo para Covid-19 e, conclui-se que, mais de 60% das solicitações não chegaram à internação. Portanto, a reestruturação dos leitos pediátricos garantirá a otimização do uso das vagas.

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.

Notícias Recentes

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024

TRE autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa de vereadores do PP

TRE devolve acesso ao sistema e autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa;…

09/08/2024

Matheus Ribeiro propõe projeto de capacitação profissional para jovens goianienses

O candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, Matheus Ribeiro, pretende criar um projeto para…

09/08/2024

Hugol registra mais de 3 mil atendimentos por acidentes de trânsito em 2024

Nos primeiros sete meses de 2024, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de…

09/08/2024