Os novos casos de Covid-19 registrados ao longo dos últimos dias em Goiás, forçou o Governo, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO) a ampliar em 101 leitos na rede estadual para atendimento a pacientes com Covid-19 – são 66 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 35 na enfermaria. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (06/06).
Com a mudança de perfil de leitos gerais para suportes específicos para pacientes com Covid-19 e a abertura de novos, o Estado passará a oferecer 176 leitos destinados ao enfrentamento da doença – sendo 116 leitos de UTI e 60 de enfermaria. Os novos leitos serão implantados nos próximos dias.
A ampliação é uma estratégia da SES-GO diante do atual cenário epidemiológico, com alta sazonal do número de casos da Covid-19, influenciada pelo clima frio, e também pelo aumento do número de solicitações de internações para casos suspeitos da doença, que necessitam de isolamento. Serão 20 novas vagas de UTI Covid em unidades da rede estadual em Itumbiara, 20 em Uruaçu, 16 em Goiânia e 10 em Nerópolis. Já os leitos de enfermaria para o tratamento da doença terão acréscimo de 15 novas vagas em Nerópolis, 10 em Goiânia e 10 em Uruaçu.
“Antes, tínhamos ao todo 244 leitos de UTI somente em três cidades, Goiânia, Aparecida e Anápolis. Hoje, nossa rede de hospitais, acrescidos dos convênios, nos dão leitos de UTI em 23 municípios goianos”, ressalta o governador Ronaldo Caiado sobre o processo de regionalização da saúde no Estado. Atualmente, a rede estadual de saúde possui 2.360 leitos de enfermaria e 885 leitos de UTI ativos, que somam 3.245 vagas para internação.
“Desde o início da pandemia, o Governo de Goiás priorizou a instalação de leitos em hospitais de alvenaria, com estruturas fixas, que permanecem ativos e podem ter perfil modificado novamente para pacientes com Covid-19, caso se constate essa necessidade”, explica o secretário de Estado da Saúde, Sandro Rodrigues.
A SES-GO mantém vigilância contínua em relação ao número de solicitações de internações para casos suspeitos de Covid-19, que necessitam de leitos específicos de isolamento, e avalia o cenário para as tomadas de decisão.
Leitos pediátricos
De acordo com a SES-GO, a reestruturação da rede estadual de leitos pediátricos para leitos de isolamento está em curso. Assim, esses leitos estarão adequados para receber tanto os pacientes gerais, quanto aqueles casos que necessitem de isolamento. A pasta esclarece que muitos pedidos recebidos no Complexo Regulador Estadual (CRE) relativos à Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) são cancelados após resultados de exame negativo para Covid-19 e, conclui-se que, mais de 60% das solicitações não chegaram à internação. Portanto, a reestruturação dos leitos pediátricos garantirá a otimização do uso das vagas.