O ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, afirmou nesta sexta-feira (17) que a pandemia da Covid-19 está atualmente “sob controle” no país e que o número de contágios diminuiu significativamente.
“Podemos dizer que conseguimos passar do crescimento dinâmico [do número de contágios] para o linear, já que a taxa de infecção caiu”, explicou. Ele adiantou que a Alemanha já testou 1,7 milhões de pessoas até o momento.
A nível global, a doença provocou mais de 145 mil mortos e infectou mais de 2,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 465 mil doentes foram considerados curados.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado em dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Para combater o coronavírus, os governos decretaram o isolamento, fecharam o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores da economia mundial.
Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos, como Dinamarca, Áustria e Espanha, a reduzir algumas dessas medidas.
*-Com informações da Agência Brasil