A ala de hemodinâmica do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP) foi ampliada com uma nova sala. O serviço é destinado ao diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares de Aparecida e outros 25 municípios e, agora, terá a capacidade de atendimento de casos eletivos e urgentes aumentada.
A entrega da nova sala da hemodinâmica foi realizada pelo prefeito de Aparecida Leandro Vilela (MDB), com a presença do vice-governador Daniel Vilela, que destacou a importância da ampliação do serviço. “O mais importante para nós é cuidar das pessoas e salvar vidas. A saúde é prioridade na minha gestão. Estamos enfrentando uma grave situação fiscal herdada da última administração, mas seguimos trabalhando para ampliar e melhorar a assistência em toda a rede municipal”, afirmou o prefeito.
O secretário Alessandro Magalhães explicou que a nova estrutura está equipada com tecnologia de ponta e permitirá a realização de procedimentos como cateterismo, angioplastia e intervenções neurovasculares para tratamento de AVC. “Essa nova aquisição é uma conquista fundamental para toda a população, sobretudo a de Aparecida”, destacou.
O vice-governador Daniel Vilela elogiou a qualidade da gestão do hospital e reforçou o apoio do Estado. “O HMAP tem o maior nível de satisfação entre os hospitais do Brasil, inclusive superando a nota do hospital particular do Einstein em São Paulo. Vamos ampliar essa parceria para reduzir a fila de cirurgias eletivas em Goiás”, afirmou.
O secretário estadual de Saúde, Rasível Santos, também celebrou a entrega e destacou o papel estratégico do HMAP. “Foi o hospital que mais realizou cirurgias ortopédicas em 2024. A nova hemodinâmica vai acelerar os atendimentos e ampliar as chances de vida em casos de infarto e AVC.”
Hemodinâmica e Projeto Supra
Desde sua implantação, em julho de 2022, a ala de hemodinâmica do HMAP já realizou mais de 6.400 procedimentos, de simples a complexos. “É um serviço essencial para salvar vidas com rapidez e precisão, por meio de intervenções menos invasivas”, explicou Pedro Vieira, diretor médico do HMAP.
A unidade também integra o Projeto Supra, que atua no diagnóstico precoce de infartos graves com o uso de telemedicina. O protocolo permite que o eletrocardiograma feito em uma UPA ou Cais seja enviado instantaneamente a cardiologistas do Einstein, em São Paulo. Com base no laudo, o paciente é direcionado rapidamente ao HMAP, onde a equipe já está preparada para a intervenção. Em 2023, o projeto realizou 300 atendimentos com esse modelo.
O HMAP é o maior hospital municipal do Estado e o primeiro administrado pelo Einstein fora de São Paulo. A unidade conta com 235 leitos operacionais, incluindo UTIs adulta e pediátrica, 10 salas cirúrgicas e uma ampla estrutura para atendimentos de alta complexidade.
Leia mais sobre: hmap / Leandro Vilela / Prefeitura de Aparecida / Aparecida de Goiânia / Cidades

