22 de novembro de 2024
Justiça

AGU pede a condenação definitiva de 40 pessoas envolvidas no ato golpista aos Três Poderes

Os acusados estão presos preventivamente, após serem detidos em flagrante depredando patrimônio público
Os acusados foram presos em flagrante invadindo e depredando patrimônio público e encontram-se presos preventivamente. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Os acusados foram presos em flagrante invadindo e depredando patrimônio público e encontram-se presos preventivamente. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu a condenação definitiva à Justiça para 40 pessoas envolvidas no ato golpista aos Três Poderes, no dia 8 de janeiro. Os acusados foram presos em flagrante invadindo e depredando patrimônio público e encontram-se presos preventivamente.

Além da condenação, a AGU pede também o ressarcimento de R$ 20,7 milhões aos cofres públicos. Conforme a justificativa da União, o valor corresponde ao “dano material já incontroverso”, relacionado aos danos reportados pelo Congresso, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF).

O pedido na íntegra não foi divulgado, apenas alguns trechos, já que o processo ainda corre em sigilo. Os alvos do pedido de condenação já encontram-se com bens bloqueados cautelarmente, a pedido dos advogados da União.

O caso é uma das quatro ações na esfera cível abertas pela AGU. Em todas, o órgão já obteve medidas cautelares de bloqueio de bens. Ao menos 178 pessoas físicas, três empresas, uma associação e um sindicato são alvo dos processos.

Com informações da Agência Brasil


Leia mais sobre: / / Política