A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu a condenação definitiva à Justiça para 40 pessoas envolvidas no ato golpista aos Três Poderes, no dia 8 de janeiro. Os acusados foram presos em flagrante invadindo e depredando patrimônio público e encontram-se presos preventivamente.
Além da condenação, a AGU pede também o ressarcimento de R$ 20,7 milhões aos cofres públicos. Conforme a justificativa da União, o valor corresponde ao “dano material já incontroverso”, relacionado aos danos reportados pelo Congresso, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF).
O pedido na íntegra não foi divulgado, apenas alguns trechos, já que o processo ainda corre em sigilo. Os alvos do pedido de condenação já encontram-se com bens bloqueados cautelarmente, a pedido dos advogados da União.
O caso é uma das quatro ações na esfera cível abertas pela AGU. Em todas, o órgão já obteve medidas cautelares de bloqueio de bens. Ao menos 178 pessoas físicas, três empresas, uma associação e um sindicato são alvo dos processos.
Com informações da Agência Brasil
Leia mais sobre: AGU / Atos Golpistas / Política