Cidades

Agrodefesa promove debate sobre logística reversa de embalagens de agrotóxicos em Goiás

Na manhã desta segunda-feira (12), na sede da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), foi realizado um encontro para comemorar o Dia Nacional do Campo Limpo, celebrado em 18 de agosto. O evento contou com a parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV) e o Conselho Regional de Engenharia Agronômica (Crea-GO).

O objetivo foi discutir a importância do trabalho de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos em Goiás e o saldo já alcançado com a ação no estado. Participaram da reunião representantes das três instituições, além da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e da Associação dos Produtores de Soja de Goiás (Aprosoja Goiás).

Descarte adequado

Produtores rurais que utilizam agrotóxicos devem realizar o descarte adequado em até um ano após a compra ou na data de vencimento da bula do produto. A devolução das embalagens vazias de agrotóxicos, suas tampas e eventuais resíduos pós-consumo dos produtos deve ser feita aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos, ou intermediada por postos ou centrais de recebimento, bem como por ações de recebimento itinerantes, desde que autorizadas e fiscalizadas pelo órgão competente.

Em Goiás, essa autorização e fiscalização é feita pela Agrodefesa, com a gestão sob responsabilidade do InpEV junto às associações de revendas credenciadas. Além dos produtores e instituições, as empresas privadas também fazem parte da logística reversa, como explica o coordenador do programa de Agrotóxicos da Agrodefesa, Rodrigo Baiocchi.

“As empresas produtoras e comercializadoras de agrotóxicos ou de produtos de controle ambiental são responsáveis pela destinação das embalagens vazias e de eventuais resíduos pós-consumo dos produtos por elas fabricados e comercializados com vistas à sua reutilização, reciclagem ou inutilização após a devolução pelos usuários e pela ação fiscalizatória, obedecidas às normas e as instruções dos órgãos competentes” reforça.

Dia Nacional do Campo Limpo

O Dia Nacional do Campo Limpo foi criado para celebrar os resultados alcançados pelo Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. De acordo com o inpEV, neste ano já foi alcançado o marco de mais de 754 mil toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos destinadas de forma ambientalmente correta. Deste total, 93% das embalagens plásticas primárias comercializadas no Brasil são destinadas a reciclagem.

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019

Notícias Recentes

Preso em flagrante homem acusado de perseguição em Alto Paraíso de Goiás

Foi preso em flagrante em Alto Paraíso de Goiás, um homem acusado de perseguir e…

12/08/2024

Morre Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda, aos 96 anos

Nesta segunda-feira (12), o economista e ex-ministro Antônio Delfim Netto faleceu devido a complicações de…

12/08/2024

Profissionais da saúde de Aparecida declaram apoio a professor Alcides

O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Professor Alcides (PL), recebeu,…

12/08/2024

A cidade goiana que não reelege prefeitos (até 2020)

Fundada há 168 anos, a cidade de Piracanjuba nunca reelegeu um prefeito. Administrado atualmente por…

12/08/2024

Semana da Saúde do HDT oferece serviços gratuitos à população

Entre os dias 14 a 16 de agosto será realizada a Semana da Saúde do…

12/08/2024

“Bandido não vai se criar”, diz Leandro Vilela ao prometer gestão “padrão Caiado” em Aparecida

Candidato à Prefeitura de Aparecida de Goiânia, pela base governista, Leandro Vilela (MDB) diz que…

12/08/2024