O Partido dos Trabalhadores (PT) se reúne no sábado para aclamar o nome da deputada federal Adriana Accorsi como pré-candidata da legenda à Prefeitura de Goiânia nas eleições de 2024.
Outubro foi o mês limite dado pela direção nacional do PT para as plenárias de escolha dos pré-candidatos em todas as cidades com mais de 100 mil habitantes.
O Diretório Nacional pretende homologar todos os escolhidos até 30 de novembro, explica a presidente do Diretório Metropolitano, Neyde Aparecida.
“Em seguida, o PT Nacional vai encomendar uma pesquisa eleitoral nestas cidades”, informou ela ao Diário de Goiás nesta quinta-feira.
Neyde considera este o processo eleitoral em que o PT mais está se planejando, “e tomando decisões antecipadas”.
Entre filiados, militantes e simpatizantes, a expectativa é de que cerca de 200 pessoas compareçam na plenária convocada para ocorrer das 9h às 12h na sede do partido, no setor Universitário.
Sem surpresa, nos últimos dias os concorrentes de Adriana retiraram suas postulações – o deputado estadual Mauro Rubem e o ex-reitor Edward Madureira, hoje assessor da Presidência do Finep do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Deixaram claro que a confirmação do interesse de Adriana, e o bom momento vivido nacionalmente pelo partido, deram a ela a chancela de pré-candidata ideal.
Na ausência deles, a plenária vai ter dois momentos importantes. A aclamação de Adriana e a renovação de cargos no Diretório Metropolitano.
Neyde Aparecida explica que não se trata de uma convenção para eleger novos integrantes. Conforme ela, será a substituição de três dirigentes que faleceram vítima de Covid-19 e outros que deixaram seus cargos por eventualidades pessoais.
E esta substituição se dará proporcionalmente entre membros das chapas que haviam disputado a liderança do diretório petista da capital.
Por enquanto estão previstas no sábado as participações da Secretária Nacional de Finanças do PT, Gleide Andrade, e do secretário executivo da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto, que é de Goiânia.
Gleide Andrade é do grupo de trabalho criado pelo partido para o planejamento estratégico para as eleições de 2024, e foi destacada para acompanhar o partido em Goiás.
A presidente estadual do PT, vereadora Kátia Maria, destaca que após a aclamação de Adriana, o nome dela será levado à Federação PT, PcdoB e PV para um acordo a respeito da pré-candidatura.
Até porque, a oficialização ocorrerá somente durante a convenção, no próximo ano. “Antes da convenção temos que passar pela Federação porque o PT está ‘federado’ com o PV e o PcdoB”, frisa.