Os integrantes do Gabinete de Operações Emergenciais sentaram nesta sexta-feira (11/03) para tratar sobre o futuro da Romaria de Trindade em 2022. Desde 2019 sem presença de público, a Prefeitura de Trindade sente-se preparada e quer deliberar o assunto mas ainda precisam de dados epidemiológicos para sustentar a decisão. O assunto fica adiado e uma reunião próximo a festividade irá bater o martelo com relação a decisão.
Após a reunião, os integrantes do GOE apresentaram a decisão ao prefeito de Trindade, Marden Júnior. “Trindade está preparada para a realização da Romaria 2022, porém, é necessário aguardar a situação epidemiológica do Estado e do país próximo à data da romaria”, pontuou Júnior.
A Igreja Católica irá participar das próximas reuniões em relação ao assunto. No ano passado, com uma segunda onda de pandemia violenta, Trindade montou barreiras sanitárias para evitar a circulação de pessoas em busca da contenção ao contágio. A festa costuma colocar milhares de fiéis na cidade. Só em 2019, quando a última edição da Romaria foi realizada, foram 3,2 milhões de romeiros participando da festividade.
História
Com 182 anos de existência, a devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade, teve início por volta de 1840. A história narra que o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um Medalhão de barro de aproximadamente 8 cm, com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – coroando Nossa Senhora. Eles beijaram a Imagem, levaram-na para casa, colocaram-na em um altar e deram início à oração do terço, em família, e depois também com os vizinhos.
A notícia rapidamente se espalhou, juntamente com uma sucessão de milagres. Hoje, a Romaria do Divino Pai Eterno, que teve início ali naquele gesto simples de fé e devoção a Deus Pai, é o maior evento religioso do Centro-Oeste, segundo do Brasil e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.