Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 6 anos atrás

Ações de saúde são levadas para sala de aula em Senador Canedo

Compartilhar

Publicidade

Em torno de 25 mil alunos da rede municipal de ensino tem sido atendido pelo Projeto Saúde na Escola. A iniciativa tem como principal objetivo desenvolver ações de saúde no ambiente educacional, em diversas atividades que vão desde o atendimento médico e odontológico a palestras informativas. A ação agrega corpo técnico da Secretaria Municipal de Saúde e da Educação.

Publicidade

As programações são formatadas conforme a faixa etária dos estudantes, e também as necessidades encontradas, apontadas pelo Conselho Escolar das unidades de ensino. Temas como alimentação saudável, saúde bucal e até mesmo vacinação estão sendo realizadas, abrangendo ainda mais o atendimento a criança, o adolescente e até o adulto na Educação de Jovens e Adultos.

Publicidade

“O Projeto Saúde na Escola possibilitará para os alunos atendimento odontológico, acompanhamento do calendário de vacinas, entre ações integradas da Atenção Básica de Saúde e também palestras, rodas de conversas e atividades relacionadas”, explica a secretária de Educação, professora Maria Emília.

Dentro da iniciativa, as atividades realizadas pelo SAMU de Senador Canedo tem sido apresentadas nas escolas. O Samuzinho traz conhecimento de primeiros socorros, além de orientação sobre quando devem chamar o serviço de Urgência e Emergência e demais noções de prevenção de acidentes.

Publicidade

“É uma oportunidade não só de orientar os estudantes e funcionários, porém dicas que podem salvar vidas em caso de riscos. São trabalhados assuntos fundamentais, como prevenção de trotes nos serviços de emergências, que é um problema constante do SAMU e Bombeiros”, afirma o enfermeiro Pedro Palácios, coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências de Senador Canedo.

Envolvimento

A ida de profissionais da Saúde Municipal também auxilia na orientação de profissionais responsáveis pelo cuidado com os alunos, principalmente os da primeira infância, e também pais. Médicos, enfermeiros e demais profissionais são convidados em ações,como feiras, exposições culturais, e reunião para prestar esclarecimento em caso de saúde pública, como vacinação, doenças sintomáticas e demais.

Publicidade