Faltando três dias para a posse presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar nesta quinta-feira (29) os últimos nomes para compor o seu ministério. Serão anunciados 16 novos ministros que completarão o total de 37 pastas, e até o momento 21 nomes foram confirmados.
Além das nomeações de novos ministros, também são esperados as indicações para presidentes de estatais, como Petrobras, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Uma das nomeações aguardadas é o da senadora Simone Tebet (MDB-MS), após várias negociações, a senadora bateu o martelo e assumirá o Ministério do Planejamento. Inclusive, conforme a reportagem da CNN, Lula se reuniu nesta quarta-feira (28) com líderes do MDB e definiu que outros dois nomes do partido também vão compor seu governo, sendo eles Jader Filho e Renan Filho para as pastas dos Transportes e das Cidades, respectivamente.
A previsão ainda é que outros três ministérios devem ser direcionados para representantes do PSD. Os nomes cotados até o momento são: o senador Alexandre Silveira (MG), o senador Carlos Fávaro (MT) –ligado ao agronegócio, e o deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ).
A expectativa é que o União Brasil também deve ficar com o comando de duas pastas. Um dos nomes sondados do partido para integrar o futuro governo petista, é o deputado federal Elmar Nascimento (BA). O nome dele, porém, passou a ser refutado pelos petistas pelo fato de o parlamentar ter criticado Lula durante o segundo turno da campanha.
Você poderá acompanhar por aqui, à partir das 11 horas o pronunciamento de Lula.
Leia mais sobre: Governo Lula / Ministros / Posse de Lula / Política