16 de dezembro de 2024
Modernização • atualizado em 13/03/2024 às 17:53

A partir desta sexta (15), boletos pagos até 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia

A novidade valerá apenas para boletos pagos dentro do horário limite estipulado. Medida promete agilizar os processos de entrega de produtos e serviços
A medida promete agilizar o processo de compras, com compensação mais rápida do pagamento. Foto: Reprodução
A medida promete agilizar o processo de compras, com compensação mais rápida do pagamento. Foto: Reprodução

A partir desta sexta-feira (15), os pagamentos de boletos poderão ser compensados no mesmo dia para os recebedores. A compensação no mesmo dia útil será aplicada para pagamentos feitos até às 13h30. A novidade faz parte de um projeto de modernização desta modalidade de pagamento e envolverá 136 instituições bancárias.

 De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os pagamentos feitos até o prazo limite estipulado entram na modalidade de liquidação da cobrança conhecida como D+0. Já os pagamentos feitos após o horário limite, continuarão com a liquidação no prazo de um dia útil, a D+1.

Conforme a federação, a novidade terá impacto somente para o credor do documento, ou seja, aquele que irá receber o dinheiro no mesmo dia. Nada mudará para quem paga o boleto diretamente. A possibilidade de uso da modalidade vai depender do contrato que o recebedor tenha com a sua instituição financeira.

Apesar de não impactar diretamente os compradores, a novidade promete facilitar o processo de compras, visto que a compensação mais rápida do boleto poderá agilizar o prazo de entrega das mercadorias e serviços. Para os especialistas, a transição total para modalidade de compensação no mesmo dia será implementada aos poucos.

Segundo o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, a expectativa é que, futuramente, todos os boletos sejam compensados no mesmo dia do pagamento. “No início desta mudança, a estimativa é que cerca de 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia, enquanto 43% seriam no prazo D+1. Assim que a modernização estiver implantada, funcionando sem nenhuma ocorrência técnica, a ideia é iniciar os estudos para trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0”, avaliou.

Com informações da Agência Brasil


Leia mais sobre: / / Geral