A equipe médica responsável pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou, durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (12), que o procedimento endovascular realizado hoje foi bem sucedido. Conforme os médicos, Lula se recupera bem, mas deverá seguir em “repouso relativo” nas próximas semanas.
Aos 79 anos, a recuperação do presidente era uma das principais preocupações. Na última terça-feira (10), Lula foi submetido a uma trepanação para drenagem de uma hemorragia intracraniana, decorrente de uma queda sofrida em casa, em outubro. Nesta quinta (12), ele passou por um procedimento endovascular complementar, uma embolização de artéria meníngea média.
Na coletiva, o médico Roberto Kalil disse que a previsão de alta está mantida para o início da semana que vem. “Ele está acordado, está comendo, está super estável. Isso não atrasou nem um pouco a programação dos próximos dias que, a depender da evolução do presidente, deverá ter alta no começo da semana”, garantiu.
Kalil também esclareceu que não houve novo sangramento após a drenagem, e que o procedimento realizado hoje foi de caráter preventivo. Os médicos afirmaram ainda que o exame neurológico de Lula está normal. A recomendação é de “repouso relativo” nas próximas semanas, com restrição às atividades físicas e evitando situações de estresse.
Leia mais sobre: Boletim Médico Lula / Lula / Procedimentos médicos Lula / Geral