22 de dezembro de 2024
Saneamento • atualizado em 14/02/2023 às 18:51

“A expectativa é que não falte mais água em Senador Canedo”, diz prefeito ao dar início às obras do Consórcio Sul

A obra, dividida em duas etapas, será responsável por ampliar o abastecimento de água em mais de 20 milhões de litros
Senador Canedo inicia obras de saneamento. (Foto: Altair Tavares / DG)
Senador Canedo inicia obras de saneamento. (Foto: Altair Tavares / DG)

A prefeitura de Senador Canedo promoveu, na tarde desta terça-feira (14), o evento que marcou o início das obras de saneamento do Consórcio Sul. Com parceria de empresas privadas, Sanesc e Ministério Público, o objetivo é ampliar o abastecimento de água para mais de 100 mil pessoas no município. Ao todo, serão investidos R$ 25 milhões e as obras irão proporcionar um aumento de mais 20 milhões de litros de água tratada.

De acordo com o prefeito Fernando Pellozo, as obras, que já iniciaram, estão previstas para serem finalizadas dentro do prazo de 18 meses. E a expectativa, é que não falte mais água no município.

“As expectativas são as melhores para que na próxima seca, com o apoio da população sabendo cuidar da água, não falte água mais em Senador Canedo”, comenta.

O prefeito explica que as obras do Consórcio Sul, além de reforço para o município, vai ampliar a capacidade para atender mais 100 mil pessoas. Segundo ele, as obras que garantem o fornecimento para 150 mil pessoas do município já estão todas realizadas.

“A gente está duplicando a adutora do sozinha para ter segurança e capacidade de tratar mais água, as obras do Consórcio Sul trata-se de ampliação em setores como o Morumbi, que nunca recebeu água desde a emancipação de Senador Canedo”, comenta Fernando Pellozo.

De acordo com o presidente da Sanesc, Cainã Teodoro, a atual administração tem trabalhado, desde o início da gestão, para resolver antigos gargalos no abastecimento de água do município. Ele conta que várias ações estão sendo executadas e que a cidade já tem percebido a melhora no fornecimento de água.

“Nós assumimos a Sanesc com o compromisso de atender essas demandas, então iniciamos os trabalhos desde o primeiro dia. O Consórcio Sul é um sonho que estamos realizando, principalmente para regiões como a do Residencial Morumbi e Residencial Aurora das Mansões, que não são atendidas pelos serviços da Sanesc e ainda dependem de poços artesianos. Agora a Sanesc vai expandir o sistema até o bairro e resolver esse problema, levando qualidade de vida para aquela população”, disso Cainã.

A obra, dividida em duas etapas, será responsável por ampliar o abastecimento de água em mais de 20 milhões de litros. Dentre as obras que compõem o projeto do Consórcio Sul estão a construção de novos CRs – Centros de Reservação – de Água tratada, como o CR Sul, CR GO-020 e CR Morumbi, e a revitalização do CR-São Francisco, que está pronto, mas nunca funcionou.

Também serão construídos 12 mil metros de adutora, e cerca de 30 bairros serão atendidos pelo sistema do Consórcio Sul, entre eles, o Jd Primavera, Pedro Miranda, Monte Azul, Prado e São Sebastião. O Consórcio Sul também irá resolver um antigo problema do Vale das Brisas e São Francisco, bairros que ficam sem água quando o consumo de fim de semana aumenta;

De acordo com Cainã Teodoro, essas ações só estão sendo realizadas graças à união entre a prefeitura, o Ministério Público e a iniciativa privada. Ele destaca a importância da atuação do prefeito Fernando Pellozo e da promotora de justiça, Dra Marta Loyola, que tornaram possível essa parceria.

“Se não tivéssemos o respaldo do prefeito Fernando Pellozo, que tem trabalhado muito para resolvermos problemas antigos da cidade, nos dando total autonomia para trabalhar, temos certeza que essa obra não sairia do papel. Outro ponto fundamental é a parceria do Ministério Público que, na pessoa da Dra Marta Loyola, tem feito a diferença em nosso município. É muito bom trabalhar com o respaldo do MP e com a ajuda Dra Marta, que está sempre presente em todas as nossas deliberações. Isso tem feito com que as obras ocorram sem nenhum entrave”, explicou o presidente.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Senador Canedo