O 99Food anunciou que vai encerrar o serviço de delivery no Brasil. O aplicativo vai continuar funcionando normalmente como uma vitrine de produtos, mas o delivery ficará por conta dos restaurantes. Ou seja, os motoboys entregadores deverão ser vinculados aos estabelecimentos, em vez de usar o app, similar ao concorrente iFood.

Ao jornal Valor Econômico, o 99Food informou que interromperia as atividades com entregadores cadastrados no aplicativo. A entrega estaria sendo progressivamente desativada desde janeiro de 2022.

Publicidade

“Em busca de um modelo que entregue mais valor para seus parceiros e a própria companhia, a 99 iniciou, em janeiro de 2022, uma transição da 99Food para uma operação focada em marketplace, sem oferecer o serviço de entrega”, disse a empresa em comunicado.

Publicidade

Tanto os restaurantes quanto os entregadores já estariam sendo notificados há algum tempo sobre a medida. A partir de agora, os trabalhadores deverão procurar uma nova plataforma, enquanto os comerciantes seguem podendo vender produtos normalmente, desde que fiquem responsáveis pela entrega.

Publicidade

A plataforma

A plataforma de entrega de alimentos da 99 foi lançada em novembro de 2019, na cidade de Belo Horizonte (MG). De lá para cá, foi expandida para 59 novas cidades brasileiras em 22 estados, totalizando cerca de 114 mil restaurantes cadastrados.

Ainda não sabe se o fim da operação será apenas no Brasil ou se também afetará outros países onde o serviço está presente como Colômbia, Costa Rica, Japão e México são países onde o serviço de delivery também atua.

Publicidade

Em janeiro do ano passado, a companhia anunciou o lançamento do 99Motos, uma solução de mototáxi que usaria a base de parceiros do 99Food como ponto de partida. Os passageiros podem selecionar as motos no próprio app da 99, como uma alternativa mais barata do que os veículos tradicionais.

Publicidade