16 de novembro de 2024
Goiânia

9ª edição do Goiânia Canto de Ouro começa nesta quinta-feira (16)

Foto: Carol Arcanjo
Foto: Carol Arcanjo

A Prefeitura de Goiânia, em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), abre a 9ª edição do festival Goiânia Canto de Ouro nesta quinta-feira (16). A proposta é mostrar ao público a MPB feita na cidade e que movimenta a cena cultural goiana. Neste ano, 70 artistas e 20 instrumentistas sobem ao palco para oferecer ao público músicas de alta qualidade. O festival tem como palco o Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, na rua 3, setor Central.

Para abrir a temporada, a Secult resolveu fazer uma homenagem mais que justa ao samba, que a cada dia ocupa espaços na cidade. Nomes da velha guarda se unem a novos sambistas e mostram a força desse gênero musical.

Para a mostra de samba foram convidados os artistas Polyanna Pimpão, Xexéu, Fernando Boi e Cláudia Garcia. O ritmo invade o palco do Goiânia Ouro nos dias 16, 17 e 18 de maio, sempre às 21h.

“Esse ano, os cantores e cantoras que foram convidados para integrar os 13 elencos são artistas basicamente ligados à musica popular brasileira e que mantêm uma carreira atuante no dia a dia da cena musical de Goiânia”, explica a equipe de produção.

Serão 13 semanas de shows com os maiores nomes da música local, além de artistas novos, mas já conhecidos de quem frequenta atividades culturais, em Goiânia. Os nomes que compõem o elenco deste ano foram selecionados via convite feito pela Secult. 

O prefeito Iris Rezende retomou, já em 2017, primeiro ano do atual governo, o festival que havia sido paralisado em 2013. Ele reafirma compromisso com o incentivo de todas as manifestações culturais. “É preciso criar espaços e oferecer oportunidades para que os talentos goianos possam expressar sua arte”, afirma.

O secretário municipal de Cultura, Kleber Adorno, destaca a importância do Canto de Ouro, não só para os artistas, como para a população goiana. “É um projeto democrático, coletivo, que estimula o talento, democratiza o acesso à boa música, forma público e desvela nossa identidade”.

Formato

Um show com o mesmo elenco, entre quinta e domingo, numa espécie de minitemporada. Durante seis domingos, se apresentará um total de 24 jovens artistas da música de Goiânia, numa mostra paralela que a Secult está chamando de Nova MPB Goiânia. Serão quatro cantores por noite, nos seis últimos domingos das 13 semanas do projeto em 2019.

A diretora de eventos da Secretaria de Cultura, Marci Dornelas, diz que o Canto de Ouro “é fundamental para a divulgação da MPB em Goiás, além de abrir espaços para novos artistas. Este ano, serão mais de 20 talentos que se apresentarão no festival pela primeira vez”. O festival foi criado em 2008 e, desde então, cumpre a tarefa de mostrar ao público a força da Música Popular Brasileira em Goiás.


Leia mais sobre: / / / Goiânia