Publicidade
Cidades
| Em 4 meses atrás

Seis das 13 unidades emergenciais de Goiânia não têm atendimento pediátrico 24h, aponta Saúde⁠

Compartilhar

O município de Goiânia oferece, atualmente, serviço de pediatria durante 24 horas em 7 das 13 unidades emergenciais que atendem a população. O levantamento indicando que seis unidades não possuem a especialidade o tempo todo foi informado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia ao Diário de Goiás. O assunto foi levantado pelo pré-candidato à Prefeitura, Sandro Mabel (UB), que prometeu oferecer pediatras 24 horas em todos os Cais e UPAs da cidade, já nos primeiros meses de gestão, se eleito.

A SMS sustenta que o número de unidades em atendimento ininterrupto corresponde a mais de 50%, visto que a capital goiana conta com 13 postos emergenciais, entre Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais), Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Publicidade

A resposta da SMS, entretanto, confirma o que disse o pré-candidato. Nem todas as unidades da Capital garantem por 24 horas a oferta dessa especialidade, muito procurada pela população que necessita do Serviço Único de Saúde (SUS).

Publicidade

Em 2023, a rede municipal de saúde contava com atendimento de pediatria 24 horas apenas em três unidades emergenciais. Na época, uma moradora da cidade, que preferiu não ter o nome citado, percorreu com a filha de 10 meses diversos postos de saúde à procura de um atendimento pediátrico emergencial.

Publicidade

A informação era de que as unidades não possuíam a especialidade, com orientação para procurar outro local. Após insistência, a bebê foi atendida por um profissional de clínica geral, no Cais Novo Mundo, que a receitou medicamentos necessários para o tratamento de bronquite.

Onde existe pediatria funcionando 24 horas em Goiânia

O serviço foi ampliado em 2024, segundo a SMS. Atualmente, informa a pasta, contam com o atendimento de pediatria 24 horas: o Cais de Campinas, o Cais Vila Nova, O Ciams Urias Magalhães, a UPA Maria Perillo, a UPA Itaipu, a UPA Dr, Domingos Viggiano e a UPA Dr. Paulo de Siqueira Garcia.

Publicidade

A SMS frisa, ainda, que Goiânia tem 193 equipes de Saúde de Família, cujos profissionais também atendem crianças. Além das unidades citadas nesta reportagem, a capital goiana conta com pediatras em 21 postos de saúde, conforme a pasta, com atendimento durante o dia. Ao todo, constam na rede municipal de saúde de Goiânia o número de 103 médicos pediatras.

Publicidade