É na noite desta quarta-feira (30), que a ‘Superlua Azul’ poderá ser vista em grande parte do Brasil. É a segunda lua cheia do mês de agosto e é por isso que leva este nome, ou seja, o satélite natural não terá alteração em sua tonalidade de cor é apenas um fator atípico. Esta é a segunda e última superlua do ano e, a próxima ‘azul’, será só em 2037.
Além disso, o termo superlua nem é uma definição astronômica oficial. De toda forma, o Observatório Nacional afirmou que o horário em que a Lua vai atingir seu brilho máximo vai diferir de acordo com o fuso horário: no horário de Brasília será às 22h35.
Apesar do horário em que ela mais brilha, especialistas indicam, para quem quer ver a superlua azul mais bonita, a hora ideal é quando ela estiver mais próxima do horizonte, logo após o pôr do sol ou no dia seguinte antes do nascer do Sol. Nessa posição a lua costuma parecer ainda maior e apresenta variações de tonalidade, devido às partículas suspensas na atmosfera. No Brasil, dependendo da região, a lua surgirá no horizonte, entre às 18h30 e 19h.