As competições dos Jogos Abertos de Goiás já têm data marcada para acontecer. O dia da 15ª edição foi apresentado, na manhã desta terça-feira (8), pela Secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, no auditório da Superintendência de Esporte da Seduce. A competição, em parceria com os municípios, tem o objetivo de promover o intercâmbio esportivo entre as cidades, ampliar o desenvolvimento do desporto em Goiás e incentivar o surgimento de novos campeões.
Os Jogos Abertos, que é destinado a todo a população, será realizado de 1º de setembro a 17 de dezembro, em 20 municípios goianos. As inscrições para a competição serão abertas no dia 10 de agosto e poderão ser feitas por meio do site http://jogosabertos.seduce.go.gov.br/acesso.
Para a Secretária de Educação, cultura e Esporte de goiás, Raquel Teixeira, incentivar o esporte é investir no desenvolvimento humano. “No mundo hoje, saber trabalhar em equipe, buscar metas e ser persistente são caminhos para o sucesso na vida e no mercado de trabalho, sem falar na saúde”.
Segundo ela, o esporte tem todas as vantagens para a construção de um mundo melhor e mais saudável. “Essa competição é mais um exemplo de instrumento de união, que o governo de Goiás investe”, conta.
“O futebol no mundo representa 1,2% do PIB mundial. Desse valor, 0,2% que cabe ao Brasil. Se a gente lembrar que nós somos o País que mais exporta jogador de futebol, isso significa que não estamos sabendo nem profissionalizar o nosso futebol. 14% dos jogadores no mundo são brasileiros”, fala a secretária.
O prefeito de Itumbiara, Zé Antônio, que também estava presente na solenidade, se disse orgulhoso pela cidade, que sediará a final dos Jogos Abertos. “Já providenciamos todo aparato e estrutura necessária para garantir conforto, segurança e lazer para os atletas, visitantes e comunidade”, conta.
Essa é a quinta vez em que a cidade de Itumbiara recebe as finais do Jogos Abertos. Segundo o prefeito, as competições mobilizam o comercio e o turismo local, movimentado a economia da cidade.
Os jogos
De livre participação, ou seja, aberta para todas as faixas etárias, a competição será disputada em 12 modalidades esportivas dividias em coletivas (basquete, handebol, vôlei e futsal – masculina e feminina) e individuais (atletismo, capoeira, jiu-jitsu, judô, karatê, taekwondo, natação e xadrez). Os jogos serão realizados em três fases: a microrregional, que é fase classificatória; a regional, disputada entre as equipes classificadas nas microrregiões, e a estadual.
A retomada dos Jogos Abertos de Goiás faz parte do esforço de investimento no Esporte, que o Governo de Goiás tem feito desde 1999, ainda na primeira gestão de Marconi Perillo. Agora, em 2017, além de uma excelente infraestrutura, é apresentado ao país o legado positivo das políticas de fomento continuado ao setor, evidenciado pela profusão de atletas goianos campeões, de expressão nacional e internacional nas diversas modalidades esportivas.
Microrregionais
1 – Alvorada e Simolândia/Planaltina – De 1º a 3/9
2 – Luziânia /Morrinhos – De 8 a 10/09
3 – Aragarças/Mozarlândia – De 13 a 15/09
4 – Quirinópolis/São Simão – De 15 a 17/09
5 – Itaberaí/Piracanjuba – De 29/09 a 1º/10
6 – Porangatu/Goianésia – De 6 a 8/10
Regionais
1 – Posse – 27 a 29/10
2 – Pires do Rio – 3 a 5/11
3 – Jataí – 10 a 12/11
4 – São Miguel do Araguaia – 17 a 19/11
5 – Itapaci – 24 a 26/11
6 – Palmeiras de Goiás – 1º a 3/12
Final
Itumbiara – De 14 a 17/12/2017