05 de dezembro de 2025
Saúde pública

⁠Goiânia realiza testagem da Covid-19 na região da 44, nesta sexta (14) e sábado (15)

Os testes rápidos são disponibilizados gratuitamente na área externa do Araguaia Shopping, das 8h30 às 12h
Foto: Divulgação/SMS
Foto: Divulgação/SMS

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza testagem ampliada de Covid-19 na Região da 44, nesta sexta-feira (14) e sábado (15), das 8h30 às 12h. Os testes rápidos são disponibilizados gratuitamente na área externa do Araguaia Shopping.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, o objetivo da iniciativa é monitorar a propagação do vírus e conscientizar a população em um momento de alerta para síndromes respiratórias em todo o estado, visto que a ação também conta com orientações sobre a prevenção de doenças respiratórias e a importância da vacinação.

“A Região da 44 recebe aproximadamente 50 mil pessoas diariamente e, por isso, foi escolhida para a testagem em larga escala. Isso nos permite obter dados mais precisos sobre a prevalência do vírus e embasar as políticas públicas de saúde”, explica Pellizzer. De acordo com a SMS, são disponibilizados, ao todo, 3 mil testes à população.

Para realizar o exame, basta apresentar um documento de identificação com foto. “Em um local de grande circulação e espaços reduzidos, é essencial identificar precocemente os casos de Covid-19 para reduzir a transmissão comunitária. Com os testes, conseguimos detectar e controlar rapidamente aumentos nos casos que poderiam sobrecarregar o sistema de saúde”, afirma o diretor de Vigilância Epidemiológica da SMS, Murilo Reis.

A contaminação por Covid-19 é a principal causa da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pessoas acima de 50 anos em Goiânia. “Essa ação tem, sobretudo, um caráter educativo, orientando a população sobre a importância da vacinação, da correta higienização das mãos, do uso de álcool em gel e de cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar”, destaca Luiz Pellizzer.

Casos

Goiânia registrou, neste ano, 4.745 casos de doenças respiratórias, com 15 óbitos por complicações decorrentes de infecções das vias aéreas superiores. A capital também teve 25 casos graves de Covid-19 e quatro óbitos pela doença em 2025.

A SMS reforça que a testagem é ofertada de segunda a sexta-feira em sete unidades básicas de saúde da capital. São elas:

• USF Alto do Vale – 7h às 12h
• CS Vila Clemente – 7h às 12h
• CS Vila União – 13h às 17h
• CS Vila Boa – 7h às 12h
• Ambulatório do CAIS Bairro Goiá – 7h às 12h
• USF Criméia Oeste – 7h às 12h
• USF Riviera – 7h às 12h
• CS Redenção – 7h às 12h


Leia mais sobre: / / Cidades