Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (19) aponta que o presidente dos EUA, o republicano Donald Trump, empataria nas urnas se a disputa fosse realizada contra Mark Zuckerberg, o criador do Facebook. Ambos receberam 40% das intenções de voto na eleição hipotética.
A enquete foi feita pelo PPP (Public Policy Polling), instituto tido como ligado aos democratas, que ouviu 836 eleitores registrados de 14 a 17 de julho. A margem de erro é de 3,4% para mais ou para menos.
Segundo o instituto, Zuckerberg conseguiu o empate mesmo sem ser uma figura com grande peso político nos EUA: 47% dos eleitores disseram não ter uma opinião sobre ele, 24% disseram vê-lo de forma positiva e outros 29%, de forma negativa.
O cenário piora para Trump em disputas hipotéticas com personalidades mais tradicionais da política americana. Ele perde de 49% a 54% de Joe Biden, o ex-vice-presidente democrata, e de 39% a 52% de Bernie Sanders, senador e pré-candidato democrata derrotado nas eleições passadas.
A pesquisa revela ainda que o nível de confiança da população é maior na imprensa americana que no presidente. Os entrevistados dizem acreditar mais na NBC, na ABC e na CBS por margens de 15 pontos percentuais ou mais.
O jornal “New York Times” também atrai maior confiança que Trump, por uma margem de 55% a 38%, similar ao cenário da rede de TV CNN (54% contra 39% que confiam mais no presidente) e do jornal “Washington Post” (53% a 38%).
O PPP apontou ainda que apenas 35% dos entrevistados apoiam a proposta de Trump de construir um muro na fronteira com o México e somente 20% concordam com o projeto de reforma da saúde apresentado pelo governo ao Congresso.
Em termos gerais, 41% dos eleitores aprovam o trabalho do presidente, contra 55% que desaprovam. (Folhapress)
Leia mais:
- Aprovação de Trump cai para 36% no pior índice de um presidente em 6 meses
- Trump teve encontro particular com Putin após reunião oficial
- Após revés, Trump fala em ‘simplesmente revogar’ Obamacare
Leia mais sobre: Mundo