Com uma área verde de aproximadamente 280 mil metros quadrados, o Zoológico de Goiânia acomoda hoje nos 181 recintos presentes no local, 521 animais pertencentes a 154 espécies – entre mamíferos, aves e répteis. Da reabertura do Zoológico – ocorrida em maio de 2012 – até hoje, nasceram 58 animais, resultado comemorado pela equipe técnica do parque por ser um número significativo se comparado há outros anos. Entre os novos filhotes estão, emas, anta, cateto, aoudad, tigres e corn-snake (uma espécie de serpente).
Além do trabalho de reprodução em cativeiro, a administração do parque tem trabalhado na busca de novos animais para contemplar o acervo do plantel à disposição da comunidade goianiense e de visitantes. De acordo com o diretor do parque, Raphael Cupertino, o trabalho de busca tem sido constante. “Estamos tentando trazer animais que ainda não temos no plantel e também animais para a realização de pareamento com os nossos que se encontram sozinhos e que podem auxiliar na reprodução em cativeiro que é frequente em todo zoológico”.
Através de uma permuta realizada com o Zoológico de Brasília, o parque vai receber na próxima sexta-feira, 27, um novo morador, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) maior canídeo nativo da América do Sul. Esta espécie não forma alcatéias e tem hábitos solitários, juntando-se apenas em casais durante a época de reprodução. Com apenas dois anos, o animal promete ser uma atração à parte.
Segundo a direção do Zoológico, todas as medidas tomadas pela administração do parque favorecem o bem-estar dos animais. O programa de reprodução em cativeiro é um desafio. Requer cuidado com dieta, cuidado com o ambiente do recinto e controle da saúde dos animais. Os resultados têm sido satisfatórios e podem ser vistos de terça-feira a domingo, das 8 às 17 horas, no Parque Zoológico da cidade, localizado Alameda das Rosas, no Setor Oeste.
As informações são da prefeitura de Goiânia.
Leia mais sobre: Cidades