Mesmo com o surgimento de novas doenças no Brasil, como Febre Chikungunya e Zika vírus, a diretora de Vigilância de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, Flúvia Amorim, explicou que o grande foco de combate ainda é a Dengue por ser a doença que tem mais chances de levar as pessoas à morte.
“É importante ressaltar que ainda a grande preocupação continua sendo a Dengue. Dessas doenças novas que foram introduzidas no país, como a Chikungunya e a Zika, a Dengue ainda é a que causa mais fatalidade. Isso não quer dizer que as outras não serão monitoradas e vigiadas, mas independente de diagnósticos específicos, as pessoas serão tratadas com base nos sintomas que apresentam”, disse Flúvia.
Em entrevista à Rádio Vinha FM, na manhã desta segunda-feira (18), a diretora afirmou que as pessoas não devem ficar apenas esperando a liberação da vacina contra a Dengue, mas que devem ajudar no combate a criadouros de mosquito Aedes aegypti, que transmite tanto a Dengue como a Febre Chikungunya e Zika vírus.
“Tem muitas pessoas que ficam esperando e querendo que a vacina saia logo, lembrando que quando vacina sair será só para Dengue, e mesmo que a gente vacine as pessoas ainda temos outras duas doenças. As ações de controle setorial não vão parar, elas deverão permanecer e serem colocadas em prática de uma forma mais efetiva”, alerta.
Leia mais sobre: Cidades