De acordo com a diretora de Vigilância de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, Flúvia Amorim, os sintomas do Zika vírus, doença prima da Dengue, são febre baixa, dores no corpo, manchas avermelhadas que soltam prurido, coceira e uma espécie de conjuntivite.
“Diferente da conjuntivite bacteriana, essa não dá secreção, mas a pessoa fica com os olhos avermelhados. A coceira – nas manchas avermelhadas – também é bem característica dos casos que vimos relatados até agora”, explica Flúvia.
Para a diretora, a hipótese mais provável de como o Zika vírus, originário da África e Ásia, tenha chegado ao Brasil está relacionada à Copa do Mundo realizada no país em 2014. “Os pesquisadores supõem que esse vírus pode ter entrado no Brasil com os turistas que vieram assistir a Copa do Mundo do Brasil no ano passado”.
Disseminação
A probabilidade de o Zika vírus espalhar por todo o país é grande, uma vez que é transmitido pelo mesmo mosquito da Dengue e Febre Chikungunya, Aedes aegypti. No entanto, uma das medidas de prevenção é a realização da vigilância.
“Nós temos esse mosquito em praticamente todas as regiões brasileiras. Existe, sim, a possibilidade da dispersão desse vírus. Então, na verdade, é um serviço a mais para as vigilâncias que deverão ficar cada vez mais em estado de alerta”, conta.
Flúvia explica pelo fato de as pessoas viajarem muito para dentro e fora do Brasil, isso propicia que a doença dessa disseminada. No entanto, os pacientes que sentirem algum dos sintomas do Zika vírus devem ser questionados pelos profissionais de saúde sobre onde esteve nos últimos dias para tentar identificar onde a pessoa pode ter sido infectada.
“Quando essas doenças surgem em um local de grande migração e fluxo de turistas, como a Bahia, a possibilidade de pessoas adquirirem a doença naquela localidade e levarem o vírus para o seu local de origem é muito grande. Por isso é muito importante que o profissional de saúde, ao atender um paciente que esteja com febre, dor no corpo, mesmo que estejamos em uma situação epidêmica de Dengue, procure saber onde essa pessoa esteve nos últimos 30 dias. É isso que ajuda o serviço de controle do mosquito a tentar bloquear e evitar a dispersão da doença para o restante do município”.
Condições brasileiras
Segundo Flúvia, a SMS de Goiânia ainda não tem noção de como o Zika vírus poderá se comportar no Brasil, devido aos poucos relatos existentes em todo o mundo. “Temos uma população já previamente exposta ao vírus da Dengue há muitos anos, desde o final da década de 80. Então, nós não sabemos ainda como se comportará esse vírus nessa população. Isso vai ser uma grande tarefa para nossos pesquisadores e cientistas e para as Secretarias de Saúde”, diz.
Leia mais sobre: Cidades