14 de novembro de 2024
Volta ao Legislativo

Zander Fábio afirma saída da Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia e faz desabafo

De acordo com o titular da Secult, sua vontade de voltar para o Legislativo
Zander, que já foi vereador por duas vezes, afirmou que deve tentar, novamente, uma vaga na Câmara Municipal de Goiânia. (Foto: reprodução)
Zander, que já foi vereador por duas vezes, afirmou que deve tentar, novamente, uma vaga na Câmara Municipal de Goiânia. (Foto: reprodução)

O atual titular da Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia (Secult), Zander Fábio, afirmou que irá deixar a pasta para “seguir com o objetivo de ocupar mais uma vez uma cadeira na Câmara de Goiânia”. À frente desde abril de 2022 da Secult, Zander comunicou sua saída por meio de um artigo publicado no jornal “A Redação”.

De acordo com o veículo, o anúncio oficial da saída de Zander deve ser feito nesta quarta-feira (3). Como 2024 é ano eleitoral, para que um ocupante de uma função pública dispute um cargo de prefeito ou vereador, ele deve estar atento aos prazos de desincompatibilização exigidos por lei.

Os prazos para a desincompatibilização variam de acordo com a função ocupada pela pessoa interessada e a vaga a qual ela pretende concorrer, e são calculados considerando a data do primeiro turno das eleições, que, neste ano, será no dia 6 de outubro. Assim, os secretários municipais, caso de Zander, que quiserem concorrer a uma vaga de vereador devem se afastar seis meses antes do pleito. Ou seja, Zander tem até o dia 6 de abril para deixar seu cargo.

Ainda sobre sua saída, informada por meio do artigo, Zander fez um balanço de seu trabalho e afirmou que , em sua gestão, realizaou cerca 40 programas e 470 ações culturais, o que representa dez vezes mais eventos, dez vezes mais programas se comparado a 2020. “Saio da gestão e deixo mais de 15 milhões disponíveis, um Calendário Cultural com 50 programas, 600 ações culturais previstas e a Secult em primeiro lugar entre todas as secretarias da prefeitura. Uma realidade completamente diferente da que encontrei”, escreveu.

A pessoa que deve ocupar a cadeira de secretária da Secult ainda não foi escolhida, mas, para ela, Zander diz que deseja “a continuidade do vigor de uma gestão democrática, honesta, onde os diferentes são tratados como iguais, onde o artista receba apoio e incentivo para tornar seus sonhos reais. Eu continuarei disposto e disponível para servir”.

Leia também: PSDB realiza encontro estadual de pré-candidatos com Matheus Ribeiro e Marconi


Leia mais sobre: / / / Goiânia