A pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (21) aponta o candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, com 27% das intenções de voto no cenário estimulado. O estudo ocorreu duas semanas depois de Bolsonaro ser vítima de um atentado a facada durante um ato de campanha na cidade de Juiz de Fora (MG).
De acordo com a pesquisa realizada entre os dias 17 e 19 de setembro, Jair Bolsonaro teve uma oscilação positiva de 2 pontos percentuais em comparação com o levantamento anterior, movimento que corresponde à margem de erro máxima da pesquisa.
O segundo colocado na pesquisa é Fernando Haddad (PT), com 17%. Ciro Gomes (PDT), que já apareceu em segundo lugar em pesquisa anteriores, acabou ficando em terceiro com 10% das intenções de voto.
Em comparação com os levantamentos realizados antes, Haddad cresceu um ponto, enquanto Ciro caiu um ponto. Geraldo Alckmin e Marina Silva caíram dois pontos cada.
De acordo com a pesquisa, uma grande parcela do eleitorado, quase 1 entre 4 eleitores, ainda não sabe em quem votar ou não escolherá ninguém. Dos entrevistados, 23% votarão em branco, nulo, em ninguém ou não sabem
A pesquisa foi feita pelo Instituto de pesquisas sociais, políticas e econômicas (Ipespe), por telefone, entre 17 e 19 de setembro, com duas mil pessoas. A margem de erro é de 2,2 pontos, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE como BR-02995/2018.
Intenção de voto no primeiro turno
- Jair Bolsonaro – 27%
- Fernando Haddad – 17%
- Ciro Gomes – 10%
- Geraldo Alckmin – 7%
- Marina Silva – 4%
- João Amoêdo – 3%
- Alvario Dias – 3%
- Henrique Meirelles – 2%
- Cabo Daciolo – 1%
Leia mais sobre: Ciro Gomes / Fernando Haddad / Geraldo Alckmin / Jair Bolsonaro / Marina Silva / Brasil