21 de dezembro de 2024
Eleições • atualizado em 03/10/2022 às 12:05

Wilder Morais ultrapassa Marconi e é eleito senador por Goiás

Político representará o estado no Senado Federal pelos próximos anos
Senador eleito por Goiás, Wilder Morais (PL). Foto: Fernando Leite
Senador eleito por Goiás, Wilder Morais (PL). Foto: Fernando Leite

O resultado das eleições para o cargo de senador da República foi surpreendente em Goiás. Apesar de muitos esperarem a vitória do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), o campeão de votos para representar o estado no Senado Federal foi o empresário e engenheiro civil Wilder Morais (PL). 

O político, que já foi senador durante os anos de 2012 e 2019, recebeu 799.022 votos do eleitorado goiano, o que representa o percentual de 25,25%. Ele ocupará, ao lado de Jorge Kajuru (Podemos) e Vanderlan Cardoso (PSD), uma vaga no Senado Federal, na qual será deixada por Luiz Carlos do Carmo (PSC). 

Segundo colocado na disputa, Marconi Perillo conquistou 19,80% dos votos da população goiana. Na sequência, estão Waldir Soares (UB), com 17,04% dos votos, Alexandre Baldy (Progressistas), que recebeu 12,84% de votos, João Campos (Republicanos), com 11,07%, Denise Carvalho (PC do B), 9,45%, Vilmar Rocha (PSD), com 1,77%, Manu Jacob (PSOL), 1,64%, e Leonardo Rizzo (Novo), com o percentual de 1,14%.

O mandato de Wilder terá a duração de oito anos. O cargo, entretanto, pode ser deixado caso o político opte pela disputa de outro cargo nos próximos pleitos. Neste caso, um de seus suplentes, Izaura Cardoso (PL) ou Hélio Araujo (PL), será responsável pela continuidade do mandato.


Leia mais sobre: / / / / Política