A empresa de cosméticos WePink, da influenciadora Virginia Fonseca, foi autuada pelo Procon Goiás por atrasos e falta de entrega de produtos comprados pela internet. Segundo o órgão de defesa do consumidor, a marca recebeu cerca de 340 reclamações entre 2024 e 2025 relacionadas a problemas de entrega, estorno e atendimento. A autuação foi feita no final de setembro, e a empresa tem 20 dias para apresentar esclarecimentos.
De acordo com o Procon, a WePink anuncia e comercializa produtos nacionalmente, mas não realiza as entregas dentro do prazo prometido. “Uma consumidora alega que comprou no site da WePink há cerca de sete meses e os produtos não foram entregues. Em virtude disso, ela solicitou o cancelamento da compra e o estorno dos valores pagos, o que não foi atendido pela empresa”, informou o órgão.
O Procon também destacou que, mesmo com as reclamações em andamento, a WePink continua a promover lives nas redes sociais, em que influenciadores divulgam produtos com ofertas e links promocionais, incentivando novas compras. “Mesmo com inúmeras reclamações de falta de entrega do produto, impossibilidade de contato para pedidos de cancelamento ou estorno, as lives continuam ocorrendo”, completou o órgão.
Defesa contesta notificações
Segundo a assessoria do Procon, a empresa já havia sido notificada anteriormente no início de 2025 e teve 20 dias para enviar documentação que não foi recebida. No entanto, o advogado da WePink, Felipe de Paula, afirma que a companhia apresentou defesa em todas as ocasiões.
“No processo administrativo, quando coletamos cópia integral, não consta o Aviso de Recebimento (AR) assinado com o nome de quem recebeu, como é praxe, e nem o endereço. Isso foi objeto de defesa, que eles também alegam não terem recebido”, explicou o advogado.
Ele informou ainda que uma segunda notificação foi encaminhada, e, a partir dela, a empresa apresentou defesa formal, alegando não ter recebido a primeira. O Procon, por outro lado, sustenta que não obteve resposta da WePink após o primeiro envio.
A defesa também afirmou que pretende apresentar recurso administrativo pedindo a nulidade das notificações, argumentando falhas no processo. O Procon informou que, após a entrega dos documentos e a análise do setor de Contencioso, o caso pode resultar em multa administrativa.
Posição da empresa
Em nota enviada à imprensa, a WePink disse que não recebeu a primeira notificação enviada pelo Procon no início do ano e que apresentou defesa assim que foi novamente notificada. A empresa reforçou que a autuação “ainda não é definitiva” e afirmou que não sofre mais com atrasos frequentes.
“De fato nós recebemos notificação do Procon-GO, inclusive mais de uma sobre os mesmos fatos, as quais foram devidamente respondidas, esclarecendo que hoje a WePink não sofre mais com atrasos frequentes, tanto que é nota 8.1 na plataforma Reclame Aqui, contando com um índice de 93% de resolução, coisa que poucas empresas do e-commerce conseguem”, informou a nota.
A WePink também destacou que a decisão que cita ausência de defesa já foi contestada, e que apresentou prova do aviso de recebimento da defesa pelo Procon.
Próximos passos
O Procon Goiás afirmou que o processo segue em fase de análise. Caso o órgão entenda que houve descumprimento do Código de Defesa do Consumidor, a empresa poderá ser multada.
A autuação ocorre em meio ao crescimento da WePink no mercado de cosméticos, impulsionado pela popularidade de Virginia Fonseca nas redes sociais, onde a influenciadora soma dezenas de milhões de seguidores e promove frequentemente os produtos da marca.
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