20 de dezembro de 2024
Belezas naturais • atualizado em 12/07/2024 às 18:07

Websérie “Goiás: O Coração do Brasil” mostra potencialidades turísticas do Estado; confira

O projeto feito com incentivo do Governo de Goiás possui seis episódios que exibem a aventura de dois viajantes no interior goiano
As paisagens naturais do coração do Brasil são protagonistas da websérie. Foto: Richard Oliveira
As paisagens naturais do coração do Brasil são protagonistas da websérie. Foto: Richard Oliveira

O projeto de fomento ao turismo goiano, que recebeu apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, produziu a websérie “Goiás: O Coração do Brasil”. A iniciativa mostra a jornada de dois desbravadores por terras goianas, explorando o Cerrado e suas belezas.

A série de seis episódios mostra Richard Oliveira Silva e Lanna Sanches Dogo visitando três destinos que integram as 12 regiões do Mapa do Turismo Goiás: Chapada das Emas, Pegadas do Cerrado e Terra Ronca. A produção independente celebra o estado de Goiás, utilizando tecnologia de ponta, incluindo drones, para capturar imagens aéreas. A série também inclui entrevistas com moradores locais e especialistas.

Locais visitados

A websérie retrata os municípios de Serranópolis, Chapadão do Céu, Caiapônia, Paraúna, Mambaí e São Domingos. Em cada localidade, mostram as belezas e cultura locais, com guias e pessoas nativas, além das principais atrações da região.

Em Serranópolis, no Sul de Goiás, o passado pré-histórico foi o diferencial que colocou o município na lista de lugares a serem visitados pelo Vida de Mochila. Ainda pouco difundido, o sítio arqueológico da cidade, que data de 12 mil anos, foi a primeira parada do projeto. No episódio, é possível conferir pinturas rupestres bem conservadas, além da beleza de cachoeiras, águas cristalinas que formam piscinas naturais e abrigos de pedras. Depoimentos do guia e geógrafo Élio Amorim e da artesã Alcione enriquecem o material, revelando um tesouro cultural.

Em Chapadão do Céu, na aventura pelo Parque Nacional da Chapada das Emas, uma das últimas e maiores áreas remanescentes de Cerrado intocado no Brasil, o episódio mostra um safári e o fenômeno da bioluminescência das larvas de vaga-lume. A série destaca a rica biodiversidade da região, incluindo emas, veados e diversas aves, além da nascente do Rio Formoso e de um tour por Chapadão do Céu, reconhecida no índice FIRJAN de desenvolvimento como uma das melhores cidades de Goiás para se viver.

Em Caiapônia, o destaque é a beleza das inúmeras cachoeiras gigantes. Richard e Lanna mostram trilhas desafiadoras e algumas das 40 cachoeiras catalogadas na região, como a São Domingos e a Santa Helena. Depoimentos de guias e moradores dão dicas valiosas do local, que tem tudo para ser a nova rota do ecoturismo goiano.

O quarto episódio da websérie foi em Paraúna, revelando o misticismo e as formações rochosas impressionantes do Parque Estadual de Paraúna: Serra das Galés, Serra da Portaria e a Muralha de Pedra. Os viajantes visitaram também a Ponte de Pedra e encerraram a viagem na Cachoeira dos Sonhos. Paraúna é conhecida como o destino de ecoturismo. O material traz ainda um tour pela vinícola Serra das Galés.

Em seguida, o destino foi Mambaí, que surgiu com a exploração do látex. Conhecido como a “farmácia do Cerrado”, no município é tradição a exploração das plantas medicinais. O episódio destaca ainda os fervedouros e a importância da preservação ambiental, a travessia de cavernas, e o encantamento do poço azul.

Os viajantes encontraram em São Domingos o Parque Estadual da Terra Ronca, com suas mais de 100 grutas e cavernas catalogadas. As lendas da região são o tema do último episódio de “Goiás: O Coração do Brasil”. O nome de Terra Ronca vem do barulho que a água faz ao bater em pedras no interior das cavernas, reproduzindo o som de um ronco que vem da terra.

Onde assistir

Cada episódio da websérie “Goiás: O Coração do Brasil” é uma porta de entrada a lugares com histórias que merecem ser contadas. Para assistir aos episódios gratuitamente e acompanhar essa jornada, acesse o canal do YouTube Vida de Mochila: Vida de Mochila.


Leia mais sobre: / / / Notícias do Estado