09 de janeiro de 2025
Destaque

Vulcão de Cumbre Vieja que pode gerar tsunami no Brasil, entra em erupção neste domingo (19)

(Foto: Foto: Televisión Canárias)
(Foto: Foto: Televisión Canárias)

O vulcão de Cumbre Vieja na Ilha de La Palma, localizado nas ilhas Canárias entrou em erupção na manhã deste domingo (19). Moradores da região da ilha foram retirado às pressas do local. No último sábado (18), foi acionado o alerta de risco vulcanico pelas autoridades espanholas. Ao site UOL, o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira disse, que até o momento a erupção é de pequeno porte e não há qualquer alerta de tsunami.

Desde 1971, o vulcão não entra em erupção e nesta semana ele voltou a ficar em alerta amarelo. No Brasil o vulcão ganhou destaque porque ele seria o único que, em caso de erupção explosiva, ou seja, nível mais alto de atividade vulcânica, poderia ser capaz de gerar deslizamentos e provocar um tsunami, com força suficiente para chegar à costa brasileira. O risco desse cenário acontecer é baixo, segundo o UOL.

O último vulcão registado nesta mesma ilha, foi há aproximadamente cince décadas, quando o vulcão Teneguía entrou em erupção e permaneceu ativo por três semanas. O vulcão Teneguia fica no parque nacional Cumbre Vieja no sul da ilha de La Palma. No local, há outras formações rochosas nas ilhas que compõem toda Ilha Canárias, como o vulcão Teide, na ilha de Tenerife e o vulcão de Timanfaya, na ilha de Lanzarote.

Cientistas que atuam no local e que medem as atividades sísmicas afirmam que mais de 4.200 pequenos tremores foram registrados e que as intensidades eram crescentes. Nas últimas 72 horas, em média de 400 tremores foram registrados na região.

Nesta semana, o UOL mostrou que o vulcão de Cumbre Vieja entrou em alerta amarelo e apresentou o estudo que aponta, há 20 anos, os cenários possíveis de erupções, sendo a mais forte, uma erupção explosiva, capaz de gerar impacto em uma área de 250 km de diâmetro e provocar tsunami que chegaria desde a Flórida (EUA) até o Brasil.

*As informações são do site UOL


Leia mais sobre: Destaque / Mundo