19 de novembro de 2024
Política

Vox Populi: pesquisa aponta Bolsonaro com 44% dos votos contra 39% de Haddad

Uma nova rodada da pesquisa CUT/Vox Populi divulgada nesta quinta-feira (25) aponta a aproximação do candidato Fernando Haddad (PT) em relação ao candidato Jair Bolsonaro (PSL). De acordo com o levantamento, Haddad aparece com 39% das intenções de volto, e Bolsonaro, 44%.

A margem de erro da pesquisa é de 2,2 ponto percentuais para mais ou para menos e, nesse cenário, a diferença entre os dois pode chegar a menos de 1 ponto percentual.

A pesquisa aponta ainda 12% dos entrevistados com voto branco ou nulo e outros 5% que não souberam responder. Descartado esse contingente e considerando apenas os votos válidos, Bolsonaro teria 53% das intenções de voto e Haddar 47%.

As entrevistas foram realizadas nos dias 22 e 23, segunda e terça-feira, depois da denúncia de uso de dinheiro empresarial de caixa 2 para financiar disparo de fake News em massa para atacar Haddad e beneficiar Bolsonaro.

No cenário espontâneo, em que o entrevistador não apresenta um nome ao eleitor pesquisado, 43% respondem Bolsonaro, 37% Haddad. Outros 13% dizem que não pretendem votar em nenhum deles, e mais 7% não sabem.

A taxa de rejeição de Fernando Haddad ficou estável em 41% e a de Bolsonaro oscilou de 38% para 40%. O maior percentual de rejeição contra Bolsonaro foi registrado no Nordeste (59%). Já os eleitores do Sudeste e do Sul rejeitam mais Haddad (48%).

A pesquisa CUT/Vox Populi realizou 2.000 entrevistas pessoais e domiciliares com eleitores de 16 anos ou mais, residentes em em 121 municípios, em áreas urbanas e rurais, de todos os estados e do Distrito Federal. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o intervalo de confiança é de 95%.


Leia mais sobre: Política