19 de dezembro de 2024
Política • atualizado em 13/02/2020 às 00:06

Votos de Iris migram para Waldir e Vanderlan, indica pesquisa Serpes/O Popular

 

Sem Iris Rezende na disputa eleitoral, as intenções de voto do peemedebista migram em sua maioria para Delegado Waldir (PR) Vanderlan. Waldir lidera a segunda rodada da pesquisa Serpes/O Popular divulgada neste domingo (17), em que foi apresentada uma simulação sem a presença de Iris. Nomes de outros pré-candidatos do PMDB foram apresentados. O levantamento indica também que os candidatos da base governista apresentaram queda em relação ao levantamento anterior.

 

 

 

 

Segunda Rodada Pesquisa Serpes para prefeito de Goiânia (Estimulada)

 1º Delegado Waldir (PR)———————————————————– 32,7%

2º Vanderlan Cardoso (PSB)——————————————————-21,2 %

3º Adriana Accorsi (PT)————————————————————-8,6%

4º Bruno Peixoto (PMDB)———————————————————-4,6%

5º Luiz Bittencourt (PTB)———————————————————–2,6%

6º Giuseppe Vecci (PSDB)———————————————————-2,4%

7º Francisco Júnior (PSD)———————————————————–2%

8º José Nelto (PMDB)—————————————————————-2%

9º Djalma Araújo (Rede)————————————————————1,4%

10º Alexandre Magalhães (PSDC)————————————————–1%

11º Agenor Mariano (PMDB)——————————————————–0,8%

12º Flávio Sofiati (PSOL)————————————————————0,2%

Votos nulos—————————————————————————-9,6%

Não decidiram voto—————————————————————–11%

 

Metodologia

A pesquisa Serpes / O Popular ouviu 501 eleitores de Goiânia (GO) entre 13 e 15 de julho de 2016. A margem de erro é de 4,38 pontos porcentuais com intervalo de confiança de 95%. A empresa contratante é a Jaime Camara & Irmãos (O Popular). A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob número GO-04445/2016, no dia 11 de julho de 2016.. A responsabilidade técnica é da Serpes Pesquisa de Opinião e Mercado Ltda.

Crescimento

Com a ausência de Iris Rezende da disputa, o deputado federal e pré-candidato pelo PR, delegado Waldir Soares teve crescimento em relação ao levantamento anterior divulgado no início de junho. Waldir Soares lidera a pesquisa com 32,7% das intenções de votos. Na primeira rodada ele tinha 22,4%. De acordo com o levantamento a maior parte das intenções dos votos de Iris Rezende foram para o delegado. O crescimento em relação à pesquisa passada foi de 10,3 pontos percentuais.

O segundo colocado na simulação estimulada é o pré-candidato pelo PSB, Vanderlan Cardoso, com 21,2%. Ele também cresceu em relação ao levantamento anterior. Antes ele estava com 11% e cresceu 10,2%. Parte das intenções dos votos de Iris também foi direcionada ao pessebista.

A pré-candidata pelo PT, Adriana Accorsi também cresceu. Ela subiu 2,2% em relação à última pesquisa. A petista é a terceira colocada com 8,6%.

Novidades

O Instituto Serpes retirou nome de Iris Rezende e acrescentou outros nomes do PMDB: Bruno Peixoto, José Nelto e Agenor Mariano. O mais bem colocado foi o de Bruno que aparece na quarta posição da simulação com 4,6% dos votos. O deputado estadual José Nelto apareceu com 2% e o vice-prefeito da capital, Agenor Mariano com 0,8%.

Não foi incluído no levantamento o nome do deputado estadual, Major Araújo (PRP) que declarou ser pré-candidato com a manifestação de Iris Rezende de que não pretende se candidatar ao cargo de prefeito de Goiânia.

Em queda

Já os candidatos dos partidos que fazem parte da base do governador de Goiás, Marconi Perillo não conseguiram crescimentos expressivos e alguns até caíram nas intenções de votos.

O ex-deputado federal Luiz Bittencourt (PTB) passou de 0,8 para 2,6%. Já o deputado federal Giuseppe Vecci (PSDB) tem 2,4%, 0,6 ponto a menos que o levantamento anterior. Francisco Júnior (PSD) também teve oscilação negativa de 0,4 ponto, aparecendo com 2%.

Outros pré-candidatos

Também apareceram na pesquisa, o vereador Djalma Araújo (Rede) com 1,4%, Alexandre Magalhães (PSDC) 1% e o professor Flávio Sofiati (PSOL) com 0,2%.

Nulos e indecisos

9,6% dos eleitores responderam que votariam nulo. O número caiu 5,8% em relação ao levantamento realizado em junho. 11% disseram que ainda não sabem em quem votar.

Rejeição

Questionados sobre em quais candidatos não votariam de forma alguma na sucessão de outubro, 23,2% dos entrevistados rejeitaram Bruno Peixoto (PMDB). Em seguida aparece a deputada estadual Adriana Accorsi (PT), com 20%. Luiz Bittencourt (PTB), com 17,8%. Djalma Araújo (Rede) e Giuseppe Vecci (PSDB), cada um com 17,2%. Delegado Waldir Soares (PR) aparece em sexto lugar, com rejeição de 17%. José Nelto (PMDB), com 16,8%. O ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PR) é rejeitado por 15% dos eleitores.

O vice-prefeito Agenor Mariano (PMDB) e Alexandre Magalhães (PSDC) têm o mesmo índice, de 14%. O deputado estadual e pré-candidato do PSD, Francisco Júnior, aparece com resistência de 13,8% do eleitorado da capital. O menos rejeitado é o professor Flávio Sofiati (PSOL), com 13,2%.

Dos eleitores consultados, 36,1% afirmaram não rejeitar nenhum dos 12 pré-candidatos. Outros 5% não souberam responder.

Espontânea

Na pesquisa espontânea em que o eleitor indica em quem ele gostaria de votar sem a apresentação de um nome, o Delegado Waldir (PR) também lidera com 4,6%, seguido de perto por Vanderlan Cardoso. Na base governista, os nomes de Giuseppe Vecci e Luiz Bittencourt não foram lembrados pelos eleitores. Mesmo Iris declarando que não pretende disputar as eleições, o nome dele foi lembrado por 1,8% dos entrevistados.

Delegado Waldir (PR)————————————————————————–4,6%

Vanderlan Cardoso (PSB)———————————————————————-4%

Adriana Accorsi (PT)—————————————————————————-2%

Iris Rezende (PMDB)—————————————————————————1,8%

Bruno Peixoto (PMDB)————————————————————————-0,4%

José Nelto (PMDB)—————————————————————————–0,2%

Virmondes Cruvinel (PPS)——————————————————————–0,2%

Paulo Garcia (PT)—————————————————————————–0,2%

Francisco Júnior (PSD)———————————————————————–0,2%

Votariam nulo———————————————————————————8%

Não sabe————————————————————————————–78,4%

 

Anteriores

Iris lidera, Waldir em segundo e Vanderlan em terceiro na pesquisa Serpes/O Popular

Iris e Waldir lideram para prefeito de Goiânia, diz TV Record/Paraná Pesquisas; Veja os números

 

 


Leia mais sobre: Política