No elenco formado para temporada 2016 no Goiás Esporte Clube, a posição que possui mais peças é o de volantes. Ao todo são 6 jogadores: Patrick, Willian, Ramires, David, Wendel, Rezende.
Na vitória diante do Anápolis, o técnico Enderson Moreira utilizou na formação esmeraldina apenas dois atletas para esse setor. Com a suspensão de Willian, os escolhidos foram Ramirez em uma função mais fixa a frente dos zagueiros e Patrick com liberdade para chegar ao ataque.
Destaque em 2015 no rival Vila Nova, Ramirez fez uma análise da disputa pela posição entre seus companheiros volantes. Para ele ficar de fora por contusão ou suspensão, é abrir vaga para a concorrência. “Com os jogadores de qualidade no setor, as vezes ficar fora de um jogo, o parceiro sempre espera isso para mostrar seu serviço. Quem entra quer mostrar para o Enderson que está ali e quer jogar”.
No grupo esmeraldino, Ramirez é um dos mais disciplinados. Após onze rodadas, ele recebeu apenas um cartão amarelo. Pouco para um jogador que na maioria dos 90 minutos tem a função de defender e evitar as jogadas criadas pelo meio campo adversário.
Por outro lado o Goiás está entre os times que mais tiveram jogadores expulsos. Três no total: Rafhael Lucas, Carlos Eduardo e Wagner.
O número grande de cartões vermelhos chama a atenção e é pauta nas conversas da comissão técnica com o elenco. “O Enderson sempre frisa que é importante começar e terminar com onze. A gente não quer estar perdendo jogadores, então cabe a gente ter tranquilidade porque nós seremos provados no campo”.
No Campeonato Goiano só a Anapolina teve mais jogadores expulsos que o Goiás. A Rubra já perdeu quatro jogadores por causa do cartão vermelho.
Leia mais sobre: Goiás Esporte Clube