06 de dezembro de 2025
RESULTADO DA CHUVA

Voçoroca com 15m de profundidade atinge rua em Planaltina de Goiás após chuvas fortes

Período de fortes chuvas amplificou fenômeno que já tem cerca de 15m de profundidade por 500m de extensão, nos cálculos dos bombeiros
Voçoroca engole parte de rua após chuvas fortes em Planaltina de Goiás - Foto: reprodução / Tv Anhanguera
Voçoroca engole parte de rua após chuvas fortes em Planaltina de Goiás - Foto: reprodução / Tv Anhanguera

Uma voçoroca já existente ampliou rapidamente com as chuvas dos últimos dias e engoliu parte de uma rua em Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, ameaçando casas. O Corpo de Bombeiros da cidade avalia que a voçoroca já atingiu cerca de 15 metros de profundidade com 500 metros de extensão. A prefeitura decretou estado de emergência.

A erosão amplificou os estragos causados por um período prolongado de fortes chuvas no município, assim como está acontecendo em outras regiões do estado. Planaltina de Goiás, inclusive, é uma das 71 cidades que terão ações direcionadas pelo governo estadual por causa do período chuvoso, como mostrou o Diário de Goiás na sexta-feira (17).

Clique e confira a lista: Governo de Goiás anuncia apoio a 71 municípios por causa das chuvas e casos de dengue

Cheia intensificou na terça em Planaltina

O volume de chuva na região de Planaltina chegou a atingir 128,6 milímetros de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Desde terça-feira (14), o Corpo de Bombeiros identificou pontos de alagamento nas regiões baixas da cidade, em especial no Setor Oeste. A equipe informou que 30 casas foram atingidas diretamente, prejudicando cerca de 120 pessoas.

“A forte precipitação da chuva e o grande volume de água causaram o rompimento de várias manilhas dessa rede pluvial, que, em efeito dominó, foram cedendo e sendo arrastadas uma a uma, formando uma enorme cratera ameaçando várias moradias próximas”, mencionou ao portal G1 a major do Corpo de Bombeiros do município Gyovana Martins.

Ela explica que as galerias de captação de águas pluviais da região não suportaram a vazão das enxurradas.

A Prefeitura de Planaltina informou ao portal que acompanhou de perto os estragos da chuva e que decretou situação de emergência para agilizar a e assistência à população. “Seguiremos monitorando o cenário e mantendo a comunidade informada sobre as medidas tomadas”, foi comunicado.

Moradores do município relataram as dificuldades enfrentadas e o prejuízo deixado após o temporal em entrevista à Tv Anhanguera: “Meu medo é perder o investimento do terreno. A gente já perdeu ali em torno de 30 metros para dentro do terreno, a cratera entrou para dentro do terreno com a chuva”, lamentou, por exemplo, o corretor de imóveis, Ângelo Miranda.

Socorro aos moradores atingidos em Planaltina

Além de monitorar a área atingida pela voçoroca, equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil socorreram as pessoas alagadas em Planaltina. Foi preciso utilizar embarcações. Além disso, também as equipes também cadastraram as famílias afetadas, para saber quais necessitavam de abrigo e identificaram as casas que precisaram ser interditadas.

Foram disponibilizadas cestas básicas, cobertores, filtros de água, além de vários mix do bem da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Eles são compostos de arroz, proteína de soja, vegetais desidratados, como tomate, cenoura, alho e cebola, além de frutas desidratadas embaladas à vácuo.


Leia mais sobre: Cidades