O aniversário de 92 anos da Secretaria de Estado da Casa Militar foi marcado por homenagens a policiais militares, militares das Forças Armadas e autoridades civis e eclesiásticas. Durante solenidade realizada nesta sexta-feira (28), no auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, foram entregues 101 Medalhas do Guardião. A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Valéria Perillo, representou o governador Marconi Perillo no evento que contou também com a presença do secretário Chefe da Casa Militar do Estado de Goiás, coronel Francisco Geraldo Pereira, o diretor Geral da OVG, major Anderson Augusto Tavares de Souza, e demais autoridades.
Valéria Perillo levou um abraço fraterno do governador Marconi Perillo, que se encontrava em agenda de viagem, a todos os homenageados. Ela lembrou que a Casa Militar já teve 39 comandantes e que destes seis acompanharam ela e sua família, sempre de forma comprometida. “Vocês são realmente os guardiões do governo do Estado, da nossa família e da sociedade. Tem acompanhado muito de perto a história de Goiás e ajudado a escrevê-la. A vocês o meu muito obrigada”, disse.
O secretário Chefe da Casa Militar do Estado de Goiás, coronel Francisco Geraldo Pereira, agradeceu a confiança depositada pelo Governo do Estado na equipe do Gabinete Militar e enalteceu o papel desempenhado pelos homenageados com a Medalha do Guardião no apoio colhido pelo Gabinete Militar de Goiás. Ele ressaltou, ainda, que o efetivo do Gabinete Militar mantém interligação com as demais casas miliares do Brasil e que o aprimoramento, por meio de cursos na área da segurança, é constante.
O coronel Márcio Vicente da Silva falou em nome dos homenageados. Ele enalteceu a importância do Gabinete Militar e ressaltou que a Medalha do Guardião é motivo de orgulho por se destinar a quem de uma forma ou de outra contribui para o bem-estar da sociedade e de sua segurança. “Como diria Aristóteles: ‘A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.’ Isso faz com que nossa responsabilidade aumente a cada dia”, falou.
Medalha do Guardião
Instituída na Secretaria de Estado da Casa Militar em 10 de janeiro de 2004, pelo governador Marconi Perillo, a Medalha do Guardião é uma homenagem a civis e militares em razão de ações meritórias reconhecidas como abnegadas e de inestimável valor, pelos bons e relevantes serviços prestados no desempenho de missões relacionadas direta ou indiretamente à Casa Militar e à segurança de autoridades e instituições estaduais. Cunhada em metal dourado, a medalha é constituída de um escudo, simbolizando a proteção proporcionada pela Casa Militar, através de seus integrantes, às principais autoridades do Estado, instalações e às suas instituições.
Leia mais sobre: Cidades