O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou neste domingo (28) que já projeta a expansão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para a zona sul da cidade. As duas primeiras linhas, que passam pela região central do Rio, devem ser entregues a partir de abril.
Uma Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) foi publicada no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (29). “É um chamamento para que empresas se habilitem a desenvolver projetos para o VLT na zona sul. Nosso prazo é ter toda a proposta pronta até outubro, para fazer a licitação até o fim deste ano”, afirmou o secretário municipal de Coordenação de Governo, Pedro Paulo Carvalho.
Segundo o secretário, os pré-projetos apontam para expansão e 23 quilômetros no trecho, que irá de Botafogo à Gávea, e passará por Humaitá e Jardim Botânico. Ainda de acordo com Pedro Paulo, a previsão é de que sejam necessários R$ 4 milhões para o desenvolvimento dos projetos iniciais.
“Esses custos serão abatidos futuramente na licitação que vier a ser feita pela Prefeitura”, informou. A expectativa é de que as obras sejam finalizadas em dois anos. Para o prefeito, o VLT representa o resgate dos bondes, que foram encerrados há 50 anos.
“Talvez o início da tragédia da mobilidade do Rio tenha começado quando se abandonaram os bondes. Espero que o VLT signifique um novo tempo na mobilidade”, ressaltou Eduardo Paes.
Com informações da Agência Brasil
Leia mais:
Leia mais sobre: Brasil