O presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti (PSDB), anunciou entendimento entre os deputados para aprovação do projeto de lei que cria 33 novas varas e seis vagas de desembargadores para o Poder Judiciário, além de cargos de assessores e assistentes para a nova estrutura proposta. A matéria foi aprovada em primeira votação será subi,detida à segunda votação na tarde desta sexta-feira (27).
No comando das articulações, Vitti apostou no acordo entre as bancadas para chegar a um consenso sobre as emendas apresentadas pelos deputados de situação e de oposição. Foi o que realmente aconteceu na Comissão Mista, quando as propostas dos parlamentares foram acatadas no voto em separado do líder do Governo, Francisco Oliveira (PSDB).
O presidente da Assembleia defendeu o projeto no que diz respeito à ampliação do número de varas em Goiânia e no interior. Para ele, a ampliação de varas aumenta a oportunidade das pessoas terem acesso à Justiça. ” Você ter mais varas, uma Justiça mais célere, inclusive a criação de varas específicas de combate à corrupção e a violência contra à mulher e de defesa dos direitos da criança e do Adolescente, é muito salutar”, afirmou.
Perguntado sobre a criação dos cargos comissionados, Vitti disse que isso era necessário, uma vez que a criação de novas varas exige pessoal para trabalhar nelas. “Não tem como instalar varas só com os desembargadores, eles precisam de escrivães, assistentes e assessores para atender as demandas levadas à Justiça. Isso é absolutamente normal”, finalizou.
Leia mais sobre: Política