16 de dezembro de 2024
Mundo

Vitória de Biden nas eleições dos EUA é confirmada pelo Colégio Eleitoral

Biden e Kamala Harris comemoram vitória. (Foto: Twitter Joe Biden)
Biden e Kamala Harris comemoram vitória. (Foto: Twitter Joe Biden)

A vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais dos Estados Unidos foi confirmada nesta segunda-feira (14) pelo Colégio Eleitoral. Agora, o democrata aguarda o dia 20 de janeiro para tomar posse como 46º presidente do país.

Os votos dos 538 delegados dos 50 estados e também do Distrito de Colúmbia foram revelados publicamente. Até dia 23 de dezembro, as cédulas vão para Washington, onde serão contadas em 6 janeiro pelo Congresso.

Não houve ‘delegados infiéis’, portanto, todos votaram naquele candidato que venceu no seu estado. Biden ficou com 306 votos, bem mais que os 270 necessários para vencer. Donald Trump teve 232. No voto popular, Biden ficou com 81,3 milhões (51,3%) contra 74,2 milhões (46,8%) do republicano.

Trump tem se recusado a admitir a derrota publicamente. O atual presidente mantém o discurso de que as eleições foram fraudadas em estados-chave que deram a vitória ao democrata, como a Pennsylvania, Wisconsin e Nevada.

Em discurso após o Colégio Eleitoral confirmar a vitória, Biden afirmou que nenhum abuso de poder vai impedir uma transição pacífica.


Leia mais sobre: / / Mundo