O deputado federal Vitor Hugo (União Brasil) se reuniu nesta quinta-feira (10) com o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, e saiu otimista por uma candidatura.
Ao DG, o parlamentar disse que gostou da conversa. “For cordial, amistosa. Posso adiantar que considerei promissora. Agora temos que esperar os próximos passos”, destacou Vitor Hugo. Ele disse ainda que, embora converse com outros partidos, prefere o PL. “Eu tenho a vontade, e é natural, que me filie ao PL, que é o partido do presidente. Essa é minha vontade”, ressalta.
A filiação, no entanto, passa por uma candidatura ao governo do estado. Na última semana, Gustavo Mendanha, que parecia próximo do PL, se afastou da legenda. O distanciamento com o presidente Jair Bolsonaro tem travado as negociações e, nesse momento, é dúbio que o prefeito de Aparecida de Goiânia se filie à sigla de Bolsonaro.
“O Gustavo Mendanha já demonstrou, pelas alianças do passado, que tem um viés esquerdista ou pelo menos uma tolerância muito grande com as ideias da esquerda. Acho difícil Goiás aceitar ter um secretário da Educação do PC do B, pautas que não coadunam com o que pensa a maioria da sociedade goiana, como ideologia de gênero, linguagem neutra, por exemplo”, afirma.
Vitor Hugo argumenta ainda que a tentativa de aproximação de Mendanha com Bolsonaro foi “eleitoreira”. Ele também acha difícil que o presidente hipoteque apoio ao prefeito de Aparecida. “É cada vez mais evidente a incongruência de Gustavo Mendanha a aproximação com a direita bolsonarista. Acho pouquíssimo provável que essa aproximação exista. Acho que só sinalizou nesse sentido como estratégia política eleitoreira. Não teria disposição de incorporar as pautas ou a campanha do presidente”, justifica.
Pré-campanha
Vitor Hugo tem andado o estado em busca de apoio, além de negociar a entrada em algum partido. Segundo ele, há várias siglas em Goiás que já sinalizaram apoio ao seu projeto e podem compor sua base.
“Tenho conversado com muitos presidentes de partido. Acho que a gente está bem próximo do momento de anunciar a filiação. Imagino que deva acontecer nas próximas semanas. Temos muitos partidos que têm vontade de apoiar minha pré-candidatura”, disse.
Segundo ele, os prefeitos de Cachoeira Dourada, Ouro Verde, Alto Horizonte de Petrolina de Goiás já declararam apoio a ele. “Estamos avançando bem, tenho conversado com o presidente Bolsonaro, que sinaliza positivamente para nosso projeto”, completa.
Leia mais sobre: Eleições 2022 / Vitor Hugo / Política