26 de novembro de 2024
Política

Vilmar Rocha é empossado em secretaria responsável por 40% do plano de governo

O ex-deputado federal Vilmar Rocha foi empossado na manhã desta segunda-feira (2) como secretário de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima). A solenidade foi realizada no Auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, localizado no Setor Central de Goiânia.

 

A nova pasta, pensada anterior à Reforma Administrativa, de acordo com o governador Marconi Perillo (PSDB), irá reunir questões básicas das cidades como infraestrutura, saneamento básico, planejamento de resíduos sólidos, mobilidade urbana e, sobretudo, sustentabilidade.

Durante discurso de posse, Vilmar Rocha destacou a importância da secretaria, por possuir 40% dos principais eixos para execução do plano de governo, além de ser uma das pastas que executará o projeto de Reforma Administrativa. “É uma Secretaria grande, complexa, importante para a qualidade de vida do nosso povo. Estou animado e comprometido com esse desafio“, disse.

Segundo o secretário, foram traçadas diretrizes que serão a essência da Secima, como questões referentes à água, resíduos sólidos e mobilidade. A primeira prioridade, de acordo com Vilmar Rocha, será uma solução para a questão de água. O secretário explicou que há regiões em Goiás que correm o risco de ter racionamento.

Na semana passada tivemos uma reunião com a diretoria da Saneago [Saneamento de Goiás S. A.] e vamos fazer um levantamento para identificar quais são as áreas críticas. Em algumas regiões temos a possibilidade de faltar água. Vamos diagnosticar e apresentar soluções sustentáveis“, disse.

Segundo Vilmar Rocha, a Barragem João Leite abastece Goiânia e Região Metropolitana e o Corumbá IV, a região do Entorno do Distrito Federal. No entanto, áreas que não se encaixam nessas duas regiões poderão sofrer com a falta de água.

Em relação à correta destinação do resíduo sólido, o secretário afirmou que o governo de Goiás lançará o projeto “Goiás sem lixo“. “Hoje as prefeituras têm dificuldade de enfrentar isso. A ideia é fazer uma parceria entre o Estado e as prefeituras“, falou.

Por último, a terceira prioridade mais emergencial será dar uma solução também à mobilidade urbana. Para Vilmar Rocha, a solução de outras cidades e países sempre foi a implantação de metrô, porém, esta é uma medida de alto custo e que requer mais tempo para a finalização da obra.

Metro é caro e demorado. Precisamos apresentar medidas alternativas como o BRT [Bus Rapid Transit] e o VLT [Veículo Leve Sobre Trilhos]“.

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, participou da solenindade e também discursou. Ele elogiou o ex-deputado e afirmou que serão firmadas novas parcerias em reunião para os próximos quatro anos. “O senhor vai conseguir atender o objetivo do governador Marconi Perillo. Juntos vamos subir a qualidade de vida da população de Goiás mais alguns degraus“, pontuou.

Ao final, o governador também discursou, ressaltou a carreira política de Vilmar Rocha e disse que o secretário é um homem ético, simples, preparado e de reta conduta republicana.

(Fotos: Leoiran)


Leia mais sobre: Política