10 de agosto de 2024
Reformulação • atualizado em 03/07/2023 às 19:05

Vilmar Mariano promove mudanças e dá posse a sete novos secretários nesta segunda-feira (3)

Auxiliares foram escolhidos com base no perfil técnico e no alinhamento político com a administração municipal, segundo a Prefeitura de Aparecida
Prefeito Vilmar Mariano (Patriota) deu posse a sete novos secretários municipais em Aparecida de Goiânia. Foto: Wigor Vieira
Prefeito Vilmar Mariano (Patriota) deu posse a sete novos secretários municipais em Aparecida de Goiânia. Foto: Wigor Vieira

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (Patriota), promoveu uma significativa reformulação em seu secretariado nesta segunda-feira (3). Sete novos secretários municipais foram nomeados em solenidade no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro, no setor Village Garavelo.

Na ocasião, Valéria Pettersen foi empossada secretária de Meio Ambiente. Ela já havia ocupado funções públicas nas gestões do ex-prefeitos Maguito Vilela e Gustavo Mendanha, nas pastas de Projetos e Captação de Recursos e de Educação Cultura e Turismo, respectivamente, além de ter assumido a Secretaria Municipal de Relações Institucionais de Goiânia, entre abril de 2021 e dezembro de 2022.

Cláudio Everson, ex-secretário de Meio Ambiente, tomou posse como secretário de Relações Institucionais. É ligado ao Partido Liberal (PL), do deputado federal Professor Alcides.

Avelino Marinho, ligado ao partido Republicanos, assumiu a Secretaria de Mobilidade e Trânsito de Aparecida de Goiânia (SMTA), que deixa de ser superintendência e passa a fazer parte do primeiro escalão, ganhando o status de secretaria. Anteriormente, ocupava a Secretaria de Ação Integrada, de forma interina.

Davi Mendanha, ex-secretário de Relações Institucionais, tomou posse à frente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Ele foi indicado pelo MDB e é primo do ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha.

Chanter Lane Pereira de Almeida assumiu a Secretaria de Ação Integrada.

Marcos Alcântara, que ainda não era do meio político de Aparecida, chega para substituir Erick Magalhães, ligado ao professor Alcides. Ele foi empossado no comando da Secretaria de Cultura.

Roberto Hidasi assumiu a Secretaria de Habitação, no lugar de Ubiraci Silva (Bira Contador). Foi indicado pelo partido Progressistas (PP), comandado a nível estadual pelo presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Alexandre Baldy.

De acordo com a Prefeitura de Aparecida, os auxiliares foram escolhidos com base em dois critérios: o perfil técnico e o alinhamento político com a administração municipal.

Políticos comentam mudanças no secretariado promovidas por Vilmar Mariano

Representando Alexandre Baldy na solenidade, o presidente do PP em Goiânia, Joel Santana Braga, falou sobre a entrada do partido na gestão municipal de Aparecida, com a chegada de Roberto Hidasi ao comando da Secretaria de Habitação.

“É importante dizer que [Roberto Hidasi] é o secretário do prefeito Vilmar aqui em Aparecida. É exatamente isso. É a parceria do PP em Goiás, aqui em Aparecida, fazendo também pela experiência que o Alexandre Baldy tem na Agehab e no Ministério das Cidades, para poder ajudar a Prefeitura de Aparecida a trazer mais habitação, mais desenvolvimento para a cidade. Então, o intuito aqui é a parceria de apoiar o prefeito, mas também, ajudar Aparecida a crescer mais e dar uma quantidade maior de número de habitações, que é o grande anseio da população”, pontuou.

Sobre as expectativas em relação às eleições de 2024, Braga foi categórico. “O que nós estamos fazendo aqui é um apoio ao prefeito para que ele possa ter uma administração exemplar. E o ano que vem, quando ele sair candidato à reeleição, a gente poder fazer esse apoio a ele como nós estamos dando agora na administração pública”, comentou.

O deputado estadual Veter Martins (PSD) avaliou de forma positiva as mudanças da gestão de Vilmar Mariano e a composição de novas alianças.

“Eu acho muito positivo. O prefeito Vilmar tem feito alguns estudos, muitas conversas e com certeza, essas mudanças vem para incrementar a gestão e, claro, incrementar a força política já prevendo a eleição do ano que vem”, detalhou.

Em relação a uma candidatura a prefeito a ser lançada pelo Professor Alcides (PP), possibilidade que pode ter ocasionado as mudanças no secretariado, Veter minimizou e disse ser algo normal.

“Essa mudança foi conversada com o Professor Alcides. Eu entendo que, até que ele anuncie que é candidato formalmente, ele pode não ser candidato. É uma força expressiva aqui do município, é um amigo da gente, uma pessoa que nós ajudamos e inclusive, foi o candidato de Aparecida com o compromisso de um apoio à reeleição do prefeito Vilmar. Então, eu entendo que ele vai cumprir esse compromisso e acredito que ele vai estar cerrando fileiras com o prefeito Vilmar na sua reeleição”, disse o deputado, ao ressaltar ainda que as mudanças trazem mais força política à reeleição do atual prefeito, além de dar novo fôlego e celeridade à gestão.


Leia mais sobre: / / / Aparecida de Goiânia / Cidades

Comentários