22 de novembro de 2024
Mais um • atualizado em 31/07/2024 às 18:59

Vilmar Mariano exonera secretário de Saúde de Aparecida em apoio a Professor Alcides

O prefeito de Aparecida já rompeu com mais de cinco secretários que negaram apoio ao candidato do PL e declararam aliança com Leandro Vilela
Alessandro Magalhães estava na secretaria da Saúde de Aparecida desde 2009. Foto: Reprodução
Alessandro Magalhães estava na secretaria da Saúde de Aparecida desde 2009. Foto: Reprodução

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (UB), exonerou mais um secretário municipal. O escolhido da vez foi o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, que negou apoio ao pré-candidato do PL, Professor Alcides. Magalhães estava na Saúde desde 2009. Na última segunda-feira (29), ele declarou oficialmente aliança com o pré-candidato Leandro Vilela (MDB).

Até o momento, Mariano já rompeu com mais de cinco integrantes da administração municipal que declararam estar ao lado do candidato da base governista. A decisão integra a estratégia de Vilmar de remover de sua gestão todos os que não apoiam a pré-candidatura de Alcides, ou que possuem vínculos com o ex-prefeito Gustavo Mendanha (MDB).

Alessandro Magalhães foi peça-chave na implantação do Hospital Municipal de Aparecida (HMAP) e nas conquistas da saúde no município nos últimos 15 anos. Durante a gestão de Gustavo Mendanha (MDB), destacou-se no combate à pandemia de Covid-19, presidindo o comitê responsável pelas ações contra o vírus, o que lhe rendeu reconhecimento nacional. O prefeito Vilmar já havia elogiado Magalhães como o “melhor secretário de Saúde do país”. Ainda não foi anunciado quem assumirá a secretaria de Saúde.

A decisão de exonerar Magalhães gerou preocupação entre lideranças civis, políticos e servidores da Saúde, que manifestaram receio sobre possíveis impactos negativos no atendimento à população. Além de integrantes da administração e do alto escalão do secretariado, o prefeito também desfez vínculo com mais de 100 servidores, abrangendo até auxiliares de limpeza e técnicos administrativos. Muitos desses cargos permanecem vagos.

Apoiadores declarados de Vilela

Nesta segunda-feira (29), Leandro Vilela recebeu apoio oficial de dezenas de secretários, entre eles os exonerados por Mariano: Davi Mendanha (ex-Desenvolvimento Urbano), Idelma Oliveira (ex-Educação) e Ozéias Laurentino Júnior (ex-Comunicação), além de Lincoln dos Santos (ex-Chefe de Gabinete do Prefeito) e Livia Fernandes (ex-secretária do Gabinete).

Além destes, alguns secretários que ainda estão na gestão também manifestaram apoio a Leandro. O até então secretário Alessandro Magalhães (Saúde), e os secretários Divino Ajax (Articulação Metropolitana), Jeferson Ferreira (Trabalho), Sandro Cristopher (Ciência e Tecnologia), Carlinhos Moreira (Articulação Política), Robes Venâncio (AparecidaPrev) e Vanilson Bueno (Relações Institucionais), Marcos Alcântara (Cultura), Pollyana Borges (Governo), Deivison da Costa (Defesa do Consumidor), Mariana Castro (Habitação), Amanda Costa (Meio Ambiente), além do procurador-geral do Município, Fábio Camargo, que se posicionaram em favor de Vilela.


Leia mais sobre: / / / Política