05 de dezembro de 2025
Cultura e Comportamento

Vídeos de americano sobre o Brasil viralizam ao unir humor, admiração e choque cultural

Em vídeos publicados nas redes sociais, William Jeffrey compartilha suas impressões sobre temas que vão da moda à higiene bucal, sempre com uma pitada de humor e admiração
Ex-âncora americano William Jeffrey conquista brasileiros com vídeos bem-humorados sobre o cotidiano e os costumes do país. Foto: Reprodução.
Ex-âncora americano William Jeffrey conquista brasileiros com vídeos bem-humorados sobre o cotidiano e os costumes do país. Foto: Reprodução.

De terno e gravata nos telejornais dos Estados Unidos a camisetas de botão nas ruas de São Paulo, o jornalista norte-americano William Jeffrey vem conquistando o público brasileiro com um olhar divertido e, ao mesmo tempo, encantado, sobre o cotidiano do país. Em vídeos publicados nas redes sociais, o ex-âncora de televisão compartilha suas impressões sobre temas que vão da moda à higiene bucal, sempre com uma pitada de humor e admiração.

“Eu costumava pensar que me vestia bem nos Estados Unidos. Depois cheguei ao Brasil e percebi que parecia ter saído de um saco de lavanderia”, brinca William, em um dos vídeos mais comentados. Observador atento, ele compara o estilo brasileiro ao americano com espanto e respeito: “Estive aqui menos de um ano, mas uma coisa é claramente clara. Os brasileiros não se divertem quando se trata de se parecer bem, mesmo se você está só comprando clipes de nariz”.

O ex-repórter, que trabalhou em emissoras de Boston, Baltimore, Filadélfia e Washington D.C., conta que sua primeira viagem ao Brasil aconteceu ainda na juventude, quando veio cobrir reportagens na Amazônia. “Foi ali que eu me apaixonei pelo seu país, em tempo real, diante das câmeras”, recorda. Entre risadas, William também pede: “Ei, não critiquem as calças brancas. Elas estavam muito confortáveis!”.

Mas nem só de moda vive o olhar do americano sobre o Brasil. Em outro vídeo, William se surpreende com o zelo dos brasileiros pela saúde bucal e faz questão de comparar com o comportamento dos conterrâneos. “Os norte-americanos gostam de pensar que são dinamos dentais. Mas acompanhe-se, Estados Unidos, porque o Brasil está perto de você”, ironiza. Ele diz ter descoberto que muitos brasileiros carregam pequenas nécessaires com escovas e limpadores de língua e comenta, divertido:

Eu pensei que aquelas caixinhas eram bolsas de maquiagem… ou talvez sacos secretos com um pequeno cachorro dentro. Mas não, eram kits de higiene! O Brasil tem uma obsessão muito saudável com a boca limpa. Caramba, até os dentistas aqui têm dentistas.

Com humor e leveza, William transforma as diferenças culturais em pontes de empatia. “Eu aprendo todos os dias com o Brasil. Até os manequins me julgam quando saio mal vestido”, diz rindo. Nas entrelinhas de cada vídeo, o ex-âncora revela o encanto de quem vê o país com olhos de novidade e a ternura de quem já se sente parte dele. “O Brasil me ensinou que estilo e cuidado não são vaidade, são cultura”.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado